Ferroeste vai ligar Mato Grosso do Sul ao Porto de Paranaguá

Com novas obras de investimento, a Ferroeste deve ligar Mato Grosso do Sul ao Porto de Paranaguá, em Guaíra (PR). Em pouco menos de seis meses de gestão, a diretoria da Ferroeste, em conjunto com a Secretaria de Infraestrutura e Logística, conseguiu colocar em andamento um dos mais importantes projetos de transporte da região Sul: a ampliação da Ferroeste. O prazo para a conclusão das obras não foram divulgados, pois serão realizados por etapas.

O projeto prevê a expansão da ferrovia de Cascavel até Dourados e Maracaju, no Mato Grosso do Sul, passando por Guaíra, e também de um novo ramal, unindo Guarapuava ao Porto de Paranaguá. A Valec, empresa da União, também tem participação no trabalho e por conta disso, em poucos meses, foram autorizados a elaboração de um termo de referência, a publicação do edital e o início da licitação.

A União vai investir até R$ 6,5 milhões na execução do estudo de viabilidade. O projeto contempla mais de 1,1 mil quilômetros de extensão. As primeiras conversas sobre o assunto aconteceram em fevereiro deste ano, entre o governador do Paraná, Beto Richa, e do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli.

Segundo Beto Richa, o objetivo da parceria é movimentar a economia dos dois Estados. As novas perspectivas abertas na Ferroeste pelo novo governo atraíram até junho, 145 empresas interessadas em estabelecer parcerias e sondar oportunidades de negócios. O presidente da Ferroeste, Maurício Querino Theodoro, ressaltou que o projeto é resultado de do diálogo aberto dentro do Governo e com a sociedade organizada, além de entendimentos produtivos com o governo federal.

O presidente disse também que estão em fase bem adiantada as obras da nova unidade de transbordo da AB AgroBrasil, no terminal ferroviário de Cascavel. Nos últimos meses, a Ferroeste realizou outras ações importantes. Uma delas foi a retirada definitiva de nove vagões sinistrados que estavam perto dos trilhos no trecho da ferrovia que passa pelo município de Nova Laranjeiras.

No segmento educativo, a Ferroeste e os Núcleos Regionais de Educação de Cascavel, Laranjeiras do Sul e Guarapuava, realizaram um concurso de redação para celebrar os 23 anos de criação da ferrovia. Ainda na área da educação, a empresa, juntamente com a Secretaria de Estado da Educação, deu encaminhamento a um convênio para a formação de técnicos em mecânica e eletromecânica ferroviária. Na área interna, a Ferroeste realizou duas rodadas do “Encontro Ferroeste nos trilhos”, uma em Cascavel e outra em Guarapuava.

Fonte:Midiamax News/Jucyllene Castilho, com informações da Agência de Notícias do Paraná

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Praticagem

   ATP    GHT    abtp
       

Hidroclean

 

 

Países Baixos

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios