FS e VLI realizam operação pioneira de transporte de etanol de milho pela Ferrovia Norte-Sul

Trata-se da primeira carga de etanol de milho a chegar ao Porto de Itaqui, no Maranhão

A FS, produtora de etanol, estruturou, junto com a VLI, uma operação piloto na qual inaugura uma rota inédita para o embarque de etanol de milho: 870 metros cúbicos de combustível saíram do Porto Nacional, em Tocantins, para o Porto de Itaqui, no Maranhão. Dessa forma, a FS acessa uma parte do Nordeste onde, até então, não chegava, com a possibilidade de atender a região no período de entressafra, quando há escassez do produto.

O objetivo é diversificar o portfólio da companhia e construir relacionamentos. “Essa operação reforça nossa posição como player de atuação nacional, com capacidade de atendimento dos clientes em todas as regiões do país”, comenta o diretor comercial de Etanol e Energia da FS, Paulo Trucco. O uso do modal ferroviário, que tem menor impacto ambiental, também está em consonância com a visão da FS de se tornar o maior produtor de combustível carbono negativo do mundo.

PUBLICIDADE

Incatep


Essa foi a primeira operação de transporte de etanol de milho realizada pela VLI em direção ao Porto de Itaqui.

“A operação é multimodal e envolve o transporte do combustível por rodovias de Sorriso (MT) a Porto Nacional, de onde inicia-se o transporte ferroviário até o Porto de Itaqui (MA). Em geral, o etanol de milho tende a ser consumido nas regiões sudeste e sul, mas conseguimos, junto ao cliente, viabilizar este transporte pelo corredor Centro-Norte de forma segura, ágil e eficiente”, afirma o gerente Comercial de Combustíveis na VLI, João Carlos Souza.

Operado pela VLI, o corredor Centro-Norte é um dos mais importantes canais de escoamento do agronegócio brasileiro em direção aos portos do sistema Norte. No primeiro semestre deste ano, a movimentação de cargas no corredor aumentou 7% em relação ao mesmo período de 2021, alcançando 6,6 milhões de toneladas. Soja, milho, celulose e combustíveis estão entre os principais produtos transportados de forma segura, eficiente e sustentável pela companhia.

De acordo com a União da Indústria da Cana de Açúcar e Bioenergia (Unica), a produção de etanol a base de milho na safra 2022/23 na região centro-sul chegou a mais de 1 milhão de litros, dados de janeiro a setembro. Desse volume, 70% é de etanol hidratado e 29,8% de etanol anidro. O produto é distribuído para o mercado interno.



   Liebherr    GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios