A Comissão de Viação e Transportes promove debate nesta terça-feira (4) sobre o futuro das Companhias Docas e sobre as funções essenciais das Autoridades Portuárias para o desenvolvimento do setor portuário nacional. O debate atende a pedidos dos deputados João Paulo Papa (PSDB-SP) e Alexandre Valle (PR-RJ).
O deputado João Paulo Papa explica que as Companhias Docas e as Autoridades Portuárias são responsáveis pela administração dos portos organizados, apoiadas pelo Conselho de Autoridade Portuária, órgão consultivo e com participação de representantes da classe empresarial, dos trabalhadores portuários e do poder público.
PUBLICIDADE
“É complexo este arranjo e sensível aos movimentos decorrentes do próprio desenvolvimento do País, como alterações na economia, nas leis, na política - por esse motivo, as questões relativas à administração dos portos devem ser permanentemente discutidas, visando o constante aprimoramento do setor”, afirma o parlamentar.
Foram convidados:
- o assistente de coordenação-geral de Desempenho e Tecnologia em Informações Portuárias, José Alfredo de Albuquerque e Silva;
- o secretário especial da Secretaria do Programa de Parcerias de Investimentos da Secretaria-Geral da Presidência da República, Adalberto Santos de Vasconcelos;
- o presidente da Federação Nacional dos Portuários, Eduardo Lirio Guterra;
- o presidente da Federação Nacional dos Operadores Portuários, Sérgio Aquino;
- o presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias, Cassemiro Tercio Carvalho;
- o diretor técnico da Associação Brasileira de Terminais Portuários, Wagner Moreira; e
- o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Adalberto Tokarski.
O debate será realizado às 10 horas, no plenário 11.
Fonte: Jornal Floripa