Governo do Estado firma parceria com Porto de Roterdã Internacional

A parceria visa a instalação conjunta de um porto no Estado.

Nesta terça-feira (07), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes) e da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), assinou um memorando de entendimento com a diretoria do Porto de Roterdã Internacional, da Holanda.

O documento estabelece as principais condições para que ambas as partes investiguem a viabilidade de uma eventual cooperação para o desenvolvimento e exploração de um porto no Espírito Santo.

O governador Renato Casagrande reforçou a importância dos investimentos para o Estado. "Investir no terminal portuário do Espírito Santo é prioridade e estamos trabalhando para isso".

Durante a assinatura, o diretor do Porto de Roterdã, Roger Clasquim, e o gerente de projetos, Marc Evertse, apresentaram a proposta de avaliar áreas no Estado para a construção. "Estamos acompanhando o desenvolvimento do Brasil e acreditamos  nas potencialidades do Espirito Santo para o sucesso do projeto", afirmou Evertse.

O secretário de Desenvolvimento, Marcio Felix, reafirmou a importância da parceria para o Estado. "Agora, eles irão avaliar possíveis áreas, desde Presidente Kennedy a Conceição da Barra, para definir as opções que atendam ao projeto, que beneficiará a economia do Espirito Santo".

O Porto de Roterdã é um dos maiores portos da Europa e um complexo de 40 quilômetros de cais que movimentam 10 milhões de contêineres por ano.

Roterdã faz parte de 500 linhas de tráfego de navios, que se conectam com cerca de outros mil portos. O porto também é o principal ponto para transporte de óleo, produtos químicos, contêineres, aço, carvão, alimentos e metais da Europa.

A parceria visa a instalação conjunta de um porto no Estado. A estratégia faz parte do projeto dos operadores do Porto de Roterdã de criar parcerias de longo prazo com administrações portuárias e/ou outros entes em países de interesse, transmitindo sua experiência de portos internacionais.

Os holandeses já atuam em parceria com o Porto de Suape, em Pernambuco, desde abril de 2010.

Fonte: ES Hoje

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios