O Governo do Rio, por meio da Secretaria da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, apresentou ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços o projeto de criação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE). A zona especial deverá ser implantada no Distrito Industrial de São João da Barra. Por serem áreas de livre comércio com o exterior, que possuem diversos benefícios, as ZPEs têm sido estratégicas para o sucesso de economias de países de diferentes perfis, entre eles México, Costa Rica, Índia e China.
A ZPE do Açu deverá abrigar diversos tipos de indústrias, já tendo uma empresa do segmento de rochas ornamentais interessada em se instalar na futura zona. A área de 185 hectares destinada ao projeto é formada por terrenos sob domínio da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin).
PUBLICIDADE
A escolha da região do Açu se deve à existência do porto e de infraestrutura física (energia, sistema de água, telecomunicação, entre outros itens), além de a área selecionada já contar com licenciamento ambiental. A criação da ZPE do Açu é uma iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Livre comércio
As ZPEs são áreas de livre comércio com o exterior destinadas à instalação de empresas voltadas para atender indústrias cuja produção seja majoritariamente destinada ao comércio internacional. As empresas localizadas em ZPEs têm que destinar, pelo menos, 80% da produção para o mercado externo, podendo comercializar os 20% restantes no país, com o devido recolhimento de impostos sobre essa destinação. Neste momento, tramita no Congresso Nacional um projeto de lei que visa aumentar para 40% as vendas destinadas ao mercado interno.
Fonte: OZK