Importação de defensivos agrícolas cresce 95% no Terminal de Contêineres de Paranaguá

Pandemia, aumento de pragas e novas liberações do produto contribuíram para o crescimento de importações

A TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, registrou um aumento de 95% na movimentação de defensivos agrícolas no período entre janeiro e agosto de 2022, em comparação com o mesmo período de 2021. Ao todo, foram importadas mais de 166 mil toneladas do produto. Desafios no comércio exterior, benefícios governamentais e estratégias dos importadores influenciaram no crescimento.

Entre as empresas que mais importaram defensivos agrícolas na TCP está a CHD'S do Brasil, que nos primeiros meses de 2022 aumentou em 700% a compra deste tipo de produto em comparação com o mesmo período de 2021. De acordo com a diretora sócia da CHD'S, Leila Zorzetto, "o principal motivo do aumento de importação foi nosso crescimento no mercado e a ampliação de nosso portfólio com a aprovação de novos registros".

As crescentes liberações realizadas pelo governo federal, autorizando a importação de novos defensivos agrícolas, contribuíram para o aumento de movimentações do setor. Segundo o Ministério da Agricultura, só em 2021 foram 562 produtos do tipo autorizados. Outro motivo para a disparada das importações é o clima seco, que torna o ambiente propício para proliferação de pragas e insetos.

PUBLICIDADE

MCI


Os principais clientes importadores de defensivos agrícolas da TCP movimentaram, juntos, um total de 11.382 TEUs em 2022. O número é quase o dobro de 2021, que registrou movimentação de 5.851 TEUs de janeiro a agosto.

No caso da CHD'S, a estocagem aconteceu como uma medida de cautela em relação ao aumento do frete marítimo e novos lockdowns. "Como nossos produtos são sazonais, antecipamos alguns embarques", comenta Zorzetto.

De acordo com dados do Sindiveg, o mercado de defensivos agrícolas no Paraná representou 10% da aplicação total brasileira no primeiro semestre de 2022. O estado aplicou mais de US$ 630 milhões em insumos no período, valor 12% maior em relação ao mesmo período do ano anterior.

Apesar de o Paraná ter aumentado em 12% o valor adquirido do produto, na TCP foi verificado um crescimento de 95% no volume movimentado.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios