Projeto prevê a restauração completa da praia para criação da infraestrutura do terminal multiúso
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES) lançou edital para contratação de empresa com o objetivo de restaurar a Praia de Itaipava, no município de Itapemirim. O projeto prevê a restauração completa da praia com obras para estagnar o processo erosivo e criar infraestrutura para instalação de um terminal de multiúso para indústria pesqueira e de apoio logístico para a navegação, inclusive para a crescente indústria do petróleo no Litoral Sul do Estado.
A obra contempla a construção de um grande molhe, que é uma estrutura em pedra semelhante a um píer, com aproximadamente 850 mil toneladas de pedras de tamanhos variados, e a dragagem de 500 mil metros cúbicos de areia na área próxima à entrada do atracadouro.
A dragagem vai criar uma bacia portuária com calado de cinco metros e que permitirá a melhoria do tráfego de embarcações pesqueiras e a futura construção de dois cais de atracação e um píer de apoio logístico, especialmente para embarcações que atuam no apoio às atividades de exploração e produção de petróleo. Estas embarcações atenderão principalmente às plataformas que já estão no Litoral Sul, no Parque das Baleias e Parque das Conchas.
Após as obras, a praia passará a ter uma faixa de 80 metros de areia, passando a ter melhores condições de balneabilidade.
Técnicos do DER salientam que, durante a realização das obras e serviços, não haverá interrupção do tráfego de embarcações. A obra está orçada em cerca de R$ 60 milhões e tem prazo estimado de um e meio para conclusão.
Fonte: A Gazeta (ES) Vitória
PUBLICIDADE