O Complexo Portuário de Itajaí fechou o mês de maio com saldo estável na movimentação de cargas. No encerramento do mês foram registradas 77 escalas (atracações) efetuadas no Complexo, totalizando a movimentação de 988.365 toneladas. O resultado eleva a o acumulado do ano para 409 escalas, com 5.089.058 toneladas, um crescimento de 3% na movimentação total de cargas em relação ao mesmo período do ano anterior, durante os cinco primeiros meses do ano.
A movimentação nos berços públicos/Cais e da APM Terminals Itajaí (margem direita do Rio), durante o mês de maio somou 35 embarcações, elevando a o acumulado do ano para 157 atracações, um crescimento de 6% em relação aos meses de janeiro a maio de 2017.
PUBLICIDADE
Sua movimentação de cargas foi de 360.981 toneladas e 37.060 contêineres movimentados. O Complexo movimentou somente no mês de maio 95.810 contêineres. Com base nos primeiros cinco meses deste ano, a APMT movimentou 143.615 contêineres, registrando um crescimento de 65% em relação ao mesmo período de 2017.
Com esse quadro em função da paralisação dos caminhoneiros, de acordo com o assessor de Direção da Superintendência do Porto de Itajaí, Héder Cassiano Moritz, a movimentação de cargas registrada no mês de maio poderia ter sido melhor, “ A paralisação afetou a boa performance que o porto vinha apresentando nos últimos meses e seus reflexos puderam ser reconhecidos principalmente quanto a chegada das cargas de exportação. Estávamos de uma movimentação favorável, porém as cargas apresentaram queda, e mesmo assim no acumulado do ano representou um crescimento de 3%”, destaca Héder.