Muito mais carga nos portosc catarinenses

Movimento em São Francisco do Sul cresceu 25,2% em relação a 2009

A movimentação nos portos catarinenses, que em 2009 ficou comprometida com os efeitos da crise mundial e pela destruição de dois berços e redução do calado no rio Itajaí-Açu, reagiu bem neste ano e batem recordes em movimentação, mesmo ainda sem operar nas condições ideais. As importações, sustentadas por incentivos fiscais e favorecidas pelo câmbio favorável, com o real valorizado, puxam o bom desempenho dos terminais catarinenses.

Os porto de São Francisco do Sul e Imbituba também têm números para comemorar em 2010, mas apostam suas fichas em 2011, quando as obras estiveram concluídas. O terminal do Norte se consolidou como um porto de cargas variadas, com destaque para produtos siderúrgicos da Vega do Sul, responsável por 1 milhão de toneladas/ano.

“Estamos com movimentação superior a janeiro e setembro de 2009. Acredito que a recuperação do mercado externo, a saúde da economia do Brasil e o dólar baixo contribuíram para a manutenção das exportações e aumento das importações”, avalia o diretor de logística do Porto de São Francisco do Sul, Gilberto de Freitas.

Em 2008, foram 7,5 milhões de toneladas movimentados. Este ano, a expectativa é atingir 10 milhões de toneladas, com crescimento de 25%. Resultado que surpreende já que o terminal operou com um berço a menos. O berço 201 passou por reformas para aumentar de 150 metros para 250 metros. “No ano que vem, teremos dois novos berços, porque além do 201, que estará completamente pronto, teremos mais um berço arrendado em operações, além do projeto para o do 401, que está pronto e licenciado e só depende da liberação de R$ 80 milhões de recursos do governo federal.

O Porto de Imbituba, também em obras, manteve boa movimentação em 2010, mas espera pelas novas rotas já contratadas com China, Europa e Costa Leste dos EUA começarem a operar pelo terminal do Sul.

Fonte: A Notícia - Jornal de Joinville



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios