Novo superintendente pretende agilizar concurso público

O novo superintendente do Porto do Rio Grande, Dirceu Lopes, assumiu o cargo na manhã de hoje, 03, já começando o trabalho. No final da manhã, informou que tão logo a Assembleia Legislativa (AL) publique a Lei 13.602, que cria o quadro de pessoal da SUPRG, buscará agilizar o concurso público para preenchimento das 74 vagas abertas por esta lei, considerando a carência de pessoal existente no porto rio-grandino em várias áreas. Mas disse que, mesmo assim, devido ao trâmite legal necessário, o concurso deve ocorrer só em setembro deste ano.



A partir da publicação desta lei, promulgada ontem pela Assembleia Legislativa e na qual também consta a transferência da administração do porto de Pelotas para a SUPRG, será definida uma equipe para tratar do porto de Pelotas, conforme Lopes. A ideia é fazer um diagnóstico e inventário do porto pelotense, definindo o nicho desejado para ele, que também será inserido no planejamento estratégico do Porto do Rio Grande 2011/2020. Lopes quer que a coordenação do porto pelotense fique com alguém ligado a Pelotas.



Durante sua primeira manhã de trabalho, Dirceu Lopes fez despachos internos, reuniu-se com os funcionários e, depois, com a equipe de planejamento da Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG). No encontro com os funcionários, apresentou os novos diretores técnico e administrativo e financeiro, que são Luiz Laurino e Daniel Alvarenga, respectivamente, mais o seu chefe de Gabinete - Gustavo Garima. No encontro com a equipe de planejamento, Lopes disse ter se inteirado sobre os projetos em gestação e já elaborados. A proposta é fazer um levantamento destes e reavaliação, visando ao planejamento estratégico 2011/2020.



Dirceu Lopes relatou que dedicaria a tarde de ontem e esta terça-feira para ouvir todos os setores do porto, levantando as atividades de todos, até se inteirar da dinâmica operacional do porto rio-grandino. Também pretende visitar instituições como a Marinha, os Ministérios Públicos Estadual e Federal, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Furg, a Câmara de Comércio, o Centro de Indústrias do Rio Grande e demais parceiros que interagem com o porto. Nestas visitas, pretende apresentar-se e escutar o que estas instituições pensam da SUPRG. "Queremos ouvi-las e integrá-las ao planejamento estratégico", observou.



Desenvolvimento econômico e social

Lopes lembrou que o Porto do Rio Grande está num momento de desenvolvimento muito importante, tendo todas as características para acelerar o desenvolvimento que o governador Tarso Genro quer implementar no RS. E ele pretende apresentar o porto no Conselho de Desenvolvimento Socioeconômico do Estado, que será um pilar importante no planejamento das políticas públicas de desenvolvimento econômico e social do Estado. "A partir daí, vamos instaurar o processo de planejamento estratégico. Temos prazo até 30 de março para apresentá-lo ao Governo do Estado", disse.



O superintendente destacou que pela primeira vez, há oportunidade de otimizar as ações dos governos estadual e federal, que são do mesmo partido, para um ganho real do Porto do Rio Grande. E este processo vai estar todo desenhado até 30 de março. "Hoje propusemos um pacto com os funcionários para o planejamento e eles se mostraram receptivos. Estou bem animado. É um desafio saudável para nós", ressaltou. A intenção é de que o porto rio-grandino seja um gerador de divisas e de postos de trabalho para a comunidade.



Sobre a questão ambiental, Lopes falou que vai entrar em contato com os protagonistas de uma ação por não cumprimento de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), que prevê multa mensal à SUPRG, e tentar reverter para que estes recursos sejam alocados para outras necessidades do porto. Sem entrar em detalhes, afirmou que sua intenção é cumprir as exigências ambientais e resolver as questões existentes, o que se faz necessário até para a SUPRG ter acesso a recursos dos PACs (Plano de Aceleração do Crescimento) I e II.

Fonte: Jornal Agora (RS)/Carmem Ziebell



Praticagem

   ATP    GHT    abtp
       

Hidroclean

 

 

Países Baixos

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios