Obras melhoram logística e dão conforto a caminhoneiros no porto de Paranaguá

Já estão em andamento as obras de manutenção, reforma e ampliação do Pátio de Triagem de Caminhões do Porto de Paranaguá. Serão restaurados 30% da pavimentação e construídos mais banheiros, um novo fraldário e churrasqueiras, além de um centro de recepção com telão, mesas, restaurante e lanchonete. O investimento previsto, até a conclusão dos serviços, é de R$ 7,8 milhões, recursos próprios da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).
De acordo com o diretor-técnico da Appa, André Cansian, as mudanças serão concluídas até o fim do ano e vão garantir mais rapidez às operações de triagem de cargas. “Ao mesmo tempo em que estamos investindo em infraestrutura e logística, melhorando a recepção de grãos em Paranaguá, temos a preocupação em garantir aos caminhoneiros e às suas famílias conforto e segurança”, explicou Cansian.
FAMÍLIAS – Gisele Brás, que acompanha o marido, o sogro e o cunhado na descarga de mercadorias, destaca o conforto e a segurança como as principais melhorias trazidas pelas obras. “Sempre venho para Paranaguá com a minha família, para cozinhar e cuidar deles. Agora, até minha comida vai melhorar de sabor, porque vai ter mais higiene e menos pó de asfalto”, disse.
“Este é o único porto do Brasil em que é possível trazer esposa e filhos. Nos outros, como Santos e São Francisco, eu não posso ter minha família por perto por causa da falta de segurança e de estrutura para atendê-los”, explicou Marcos Madeira, cunhado de Gisele.
Para o casal Juliana e Dirlei dos Santos, as reformas nos banheiros e áreas de uso comum vão garantir mais tranquilidade no cuidado do filho Jhonatan, de 2 anos. “Coisas que parecem pequenas e simples, como um banheiro bem cuidado e com chuveiros, são essenciais para quem está a trabalho e em viagem com a família”, contou Juliana.
“Há alguns anos era impossível trazer família para Paranaguá, até eu tinha medo de ser assaltado. Além disso, era comum ver prostituição, inclusive de adolescentes, e tráfico de drogas. De uns tempos pra cá, melhorou muito a segurança e podemos trabalhar mais tranquilos”, lembrou Dirlei.
ECONOMIA - Para o caminhoneiro Vivalino Lazaron, os investimentos feitos pela Appa terão impacto no bolso dos usuários do pátio. “Com o novo asfalto, diminuem as chances de um pneu furar num buraco ou de entortar o eixo do caminhão, por exemplo”, avaliou. “A gente percebe a diferença assim que chega. Asfalto novo é sempre bom”, completou o fretista Edibelto Dogado.
Segundo André Bragagnolo, a concretagem é fundamental para o bom funcionamento de seu caminhão. “Significa mais tranqüilidade para os motoristas, mais segurança. Um ambiente bem cuidado implica menos poeira e buracos e mais estabilidade para os nossos veículos”, ressaltou.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

PUBLICIDADE

MCI




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios