Pesca responsável é tema de atividade no Porto Velho

O Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (Nema) está realizando, desde hoje, 28, a "Semana da Pesca Responsável 2011", que se estenderá até o próximo dia 2. Por meio de palestras e exposições fotográficas, o evento está promovendo a reflexão sobre as práticas de pesca e as questões ambientais envolvidas, objetivando promover a pesca responsável. As ações ocorrem no Armazém A-5 do Porto Velho, com exceção das atividades desta quarta-feira que serão realizadas no Centro Municipal de Eventos, onde haverá a Festa do Pescador.

Executado dentro do projeto "Pescadores por natureza: Caracterização, monitoramento e qualificação das pescarias de arrasto no Rio Grande do Sul", o evento é comemorativo ao Dia de São Pedro e do Pescador - 29 de junho -, e busca proporcionar informações e reflexões sobre as práticas de pesca, visando à pesca responsável, e, ainda, à integração entre pescadores e órgãos gestores da pesca. Junto com as ações de educação ambiental, são oferecidos serviços aos participantes, como assistência jurídica, atendimento médico e odontológico (pela Secretaria Municipal de Saúde) e corte de cabelo. O público-alvo são os pescadores artesanais e industriais das frotas que atuam no Rio Grande do Sul.

Ontem, entre os participantes, estavam pescadores de barcos de pesca que estão atracados no cais do Porto Velho. Um deles é José Augusto Costa Marques, 34 anos, morador de Navegantes (SC) e trabalhador do barco de pesca Monte das Oliveiras, que atua na pesca de atum a 130 milhas a leste da Barra do Rio Grande. Devido ao vento forte ocorrido na segunda-feira, a embarcação não saiu para o mar, ficou atracada no cais do Porto Velho, e ele aproveitou para participar da Semana da Pesca responsável.

Pela manhã, Marques assistiu à palestra sobre a pesca da tainha no estuário da Lagoa dos Patos, ministrada pela oceanóloga Thais Gerbin. Antes, ouviu a bióloga Daniele Monteiro, coordenadora do projeto Pescadores por Natureza, falar sobre as atividades, os motivos da Semana da Pesca Responsável e a captura acidental de espécies que não são alvo da pescaria, como de tartarugas-marinhas. Conforme ele, a bióloga também explicou a forma de retirar os anzóis que fisgam as tartarugas, de forma a evitar que elas morram, o que ele gostou de aprender.

Acesso

O pescador José Marques se mostrou entusiasmado com a oportunidade de participar e disse que pretendia assistir a outras palestras do evento que, por ocorrer no cais do Porto Velho, facilita o acesso da categoria. "Tudo que se aprende é importante", destacou ele, acrescentando que as informações recebidas o farão trabalhar com mais atenção na questão ambiental.

Entre as instituições participantes da ação do Nema está a Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG), por meio de sua Divisão de Meio Ambiente, Saúde e Segurança com o Programa de Educação Ambiental do porto rio-grandino. A SUPRG está presente com exposição sobre o trabalho da Divisão e distribuição de material informativo, buscando aprofundar o diálogo com os pescadores industriais, que atracam seus barcos no Porto Velho, e com pescadores artesanais de Rio Grande e São José do Norte.

Programação

A programação da Semana da Pesca Responsável tem continuidade hoje na Festa do Pescador e nesta quinta-feira volta a ocorrer no A-5 do Porto Velho, com palestras intituladas “Estudos sobre a pescadinha amarela no sul do Brasil”, pela manhã, e “Ecologia e Pesca de tubarões e raias de águas oceânicas e costeiras”, à tarde.

Fonte: Jornal Agora (RS)/Carmem Ziebell



Praticagem

   ATP    GHT    Oceanpact
       

Hidroclean

 

 

Países Baixos

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios