Portonave recebe primeiro navio com 51 metros de boca

A primeira manobra de teste na bacia de evolução (Baía Afonso Wippel) para navios de até 51 metros de boca no complexo portuário de Itajaí e Navegantes (Portonave) foi realizada no sábado (29). A operação foi feita com o navio porta-contêineres “Rio de Janeiro Express”, de bandeira alemã, do armador Hapag-Lloyd. A embarcação tem capacidade para transportar 13.200 TEUs, mede 335 metros de comprimento por 51 metros de boca.

A Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí autorizou a realização de 50 manobras experimentais de entradas e saídas com navios de até 51 metros de largura, 335 metros de comprimento e 11,2 metros de calado.

Com a atracação de embarcações deste porte, o próximo passo será a busca por condições para manobrar navios com 366 metros de comprimento por 51 metros de largura.

PUBLICIDADE

MCI


O Complexo Portuário de Itajaí já opera cotidianamente navios de 350 metros de comprimento por 48,50 metros de largura.

Após a realização de cada manobra experimental, relatórios que abordam os aspectos técnicos referentes à operação, horários de início e término, condições ambientais observadas durante a realização da manobra, embarcações de apoio envolvidas, entre outros dados da manobra, são encaminhados à Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí. O objetivo é obter a homologação para operações regulares.

O complexo portuário de Itajaí conta atualmente com 17 práticos.

O navio é da linha AS2, e faz rota pela Ásia em países como China, Coréia do Sul e Hong Kong. Após desatracar, seguiu sua viagem pelo Brasil e realizará mais uma escala no Porto em novembro.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios