Porto de Natal fica 4 semanas sem embarque de contêineres em navios por problemas em máquinas, diz Codern

Informação foi divulgada nesta quinta-feira (21) pela administradora do terminal

O porto de Natal vai passar pelo menos quatro semanas sem embarque e desembarque de contêineres em navios, segundo informou nesta quinta-feira (21) a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern). De acordo com a administradora do terminal, a paralisação foi motivada por problemas em máquinas do Operador Portuário, que fazem o transporte dos contêineres para os navios.

A informação preocupa trabalhadores do terminal e o setor produtivo do estado. Os contêineres são usados, por exemplo, para o transporte das frutas frescas como o melão, exportadas pelo Rio Grande do Norte para a Europa e Ásia, mas também na comercialização de outros produtos.

PUBLICIDADE

MCI


"A gente ainda está em safra. Essa é uma questão logística que nos preocupa muito, porque as empresas não estão mais querendo que seus navios parem aqui e os produtores têm que procurar outros portos", afirmou o secretário de Agricultura, Guilherme Saldanha. O estado é o maior exportador de melão do país.

De acordo com Fábio Martins de Queiroga, presidente do Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (Coex), os produtores estão usando como alternativa os portos de Pecém e Mocuripe, no Ceará. "Como é final de safra, eles (os portos) conseguem nos atender. Se fosse na alta safra, seria muito complicado", afirmou.

De acordo com ele, no período de alta das exportações, somente a fruticultura é responsável por 500 contêineres semanais no porto de Natal, mesmo com parte da carga também sendo destinada para os portos cearenses.

Por outro lado, o presidente do sindicato dos estivadores de Natal, Silvio Barros de Oliveira, ressalta que os trabalhadores deverão ter dificuldade, uma vez que são autônomos e só contam com pagamento por produção ou diária.

"É péssimo para o estado e para os trabalhadores. Nossa categoria só recebe pagamento quando trabalha. São estivadores, conferentes, arrumadores, cerca de 200 trabalhadores, fora outras categorias que dependem disso", declarou. "Pelo menos ainda teremos embarque de açúcar nesse período", pontuou.

Em nota, a Codern informou que o operador portuário já trabalha para substituição dos equipamentos e que o porto vai permanecer aberto com a operação em navios de trigo e com previsão, nos próximos dias, de novo embarque de açúcar.

Veja nota da Codern
Certa da importância da precisão e clareza das informações, a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN), como Autoridade Portuária e administradora do Porto de Natal, informa que, nas próximas quatro semanas, não realizará o embarque de contêineres devido problemas em máquinas do Operador Portuário, que já está trabalhando para substituí-las.

Ressalta-se que o Porto de Natal permanecerá aberto, normalmente, com a operação em navios de trigo e com previsão, nos próximos dias, de novo embarque de açúcar.

A diretoria da CODERN participou de reunião, nesta quinta-feira (21), com representantes dos trabalhadores portuários para reafirmar seu respeito e preocupação com a categoria.

Por fim, esta Companhia mantém o compromisso inalienável com o desenvolvimento do Brasil, do Estado do Rio Grande do Norte e da Cidade do Natal.

Companhia Docas do Rio Grande do Norte

Fonte: G1



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios