Após diversos testes diurnos, foram iniciadas nesta segunda-feira (20) as manobras experimentais noturnas de entrada e saída de navios conteineiros pelo Canal de Cotunduba, principal acesso aquaviário ao Porto do Rio de Janeiro. O “ramp up”, que é o processo de transição para receber navios de maior porte de forma progressiva, prosseguirá até a conclusão de quatro manobras, sendo duas de entrada e duas de saída, o que deverá ocorrer até a primeira quinzena de maio. A previsão é de que o canal esteja operacional para navegação noturna com segurança ainda neste semestre.
Segundo o presidente da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), Francisco Antonio de Magalhães Laranjeira, com uma navegação segura no período noturno serão viabilizadas as operações de carga e descarga durante a noite, o que vai proporcionar maior competitividade para os terminais do porto. “Estimamos uma redução do tempo de espera em aproximadamente 8 horas para cerca de 50% das escalas do Porto do Rio de Janeiro, o que representará uma diminuição do Custo Brasil, dada a otimização do carregamento dos navios, com uma menor estadia e a maximização das janelas de entrada e saída.”
PUBLICIDADE
Os testes estão sendo possíveis porque o Canal de Cotunbuba, também conhecido como “Canal Varrido”, recebeu recentemente, com o concurso da empresa capixaba Umi San, uma moderna sinalização náutica, com três novas boias articuladas semissubmersíveis (BAS) dotadas da tecnologia de transceptores com AIS AtoN, que promovem maior precisão na delimitação do canal, a fim de reduzir o risco de acidentes.