Porto do Rio Grande terá sistema pioneiro de monitoramento de tráfego

O superintendente do Porto do Rio Grande, Jayme Ramis, deu entrada, ontem, 26, junto à Central de Compras do Estado (Cecom), no processo para a abertura de licitação internacional para contratação do novo sistema de monitoramento de tráfego marítimo do porto rio-grandino, conhecido como VTMS (Vessel Traffic Management System - Sistema de monitoramento e gerenciamento do tráfego de embarcações). O modelo, já utilizado pelos principais portos do mundo, será pioneiro no Brasil, servindo o porto gaúcho de referência para os demais portos brasileiros. Ao todo, serão investidos pelo governo do Estado R$ 25 milhões.
O sistema prevê a implantação de 18 boias de sinalização náutica inteligentes, que reforçarão a sinalização náutica já existente. A diferença é que os novos equipamentos possuem sensores inteligentes, sendo possível obter informações sobre condições de vento, correntes, ondas e a sua localização. As informações, que ainda incluem dados que serão utilizados no monitoramento ambiental, poderão ser acessadas pela internet. O VTMS será integrado ao Sistema Porto, sendo as imagens também disponibilizadas pela internet em tempo real. O projeto será implantado 180 dias após assinatura do contrato com a empresa vencedora.
Conforme Ramis, com a implantação do sistema, o Porto do Rio Grande dará um salto de qualidade, fortalecendo sua imagem no cenário mundial e colocando-o em destaque no Conesul. "Com dados mais precisos, poderemos minimizar os problemas relativos às condições climáticas que afetam o porto. Além disso, iremos garantir maior segurança à navegação e ao meio ambiente, com a série de dados que as boias inteligentes disponibilizarão", disse o superintendente.

Fonte: Jornal Agora (RS)

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Praticagem

   ATP    GHT    Oceanpact
       

Hidroclean

 

 

Países Baixos

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios