Portonave investe R$ 439 milhões em equipamentos 100% elétricos

A Portonave está investindo R$ 439 milhões em equipamentos 100% elétricos para ampliar sua eficiência e sustentabilidade. Com a aquisição, a capacidade de movimentação anual passará de 1,5 milhão para 2 milhões de TEUs. Entre os novos equipamentos estão dois guindastes Ship-to-Shore (STS), 14 guindastes Rubber Tyred Gantry (RTGs), uma Reach Stacker e dois Scanners. A operadora do terminal localizado em Navegantes (SC), destacou que os equipamentos, que entrarão em operação até 2026, reforçam o compromisso da empresa com a descarbonização ao reduzir emissões de Gases de Efeito Estufa.

Os STS, os primeiros desse porte no Brasil, serão capazes de operar os maiores navios do mundo. Os RTGs e a Reach Stacker, todos elétricos, trazem tecnologias que aumentam a segurança, automatizam processos e reduzem a exposição dos trabalhadores. Os scanners, integrados ao sistema aduaneiro e equipados com inteligência artificial (IA), vão acelerar e aprimorar a inspeção de cargas.


PUBLICIDADE



O investimento é realizado por meio do regime Reporto, que isenta tributos federais na importação de equipamentos. Paralelamente, a Portonave realiza obras de adequação do cais, com conclusão prevista para 2026, a fim de receber navios de até 400 metros. A empresa, que faz parte do grupo suíço Terminal Investment Limited (TiL), foi reconhecida pela Antaq como o terminal mais eficiente do Brasil em 2024.






Chibatão

      ICN    Antaq
       

NN Logística

 

 

 

  Sinaval   Syndarma