Portonave movimenta caça F-39 Gripen da FAB

O terminal da Portonave, localizado em Navegantes (SC), realizou a descarga de mais um caça F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB), parte do Programa Gripen Brasileiro. A operação ocorreu no navio Heerengracht, que transportou a aeronave FAB 4108 da Suécia até o Brasil. A descarga no terminal levou uma hora e meia. De acordo com a Portonave, a escolha dessa logística levou em conta a proximidade com o Aeroporto Internacional de Navegantes, onde o caça foi levado após a operação.

Fabricado pela sueca Saab, o Gripen F-39 é um marco na modernização da FAB, oferecendo alta performance, baixo custo operacional e tecnologia de ponta. Com velocidade de até 2,4 mil km/h e alcance de 16 mil metros de altitude, a aeronave é símbolo de transferência tecnológica entre Brasil e Suécia. Essa foi a sexta operação da Portonave com caças Gripen. Desde 2020, o terminal já movimentou helicópteros, trens e até a maior roda gigante da América Latina.

De janeiro a junho de 2024, o terminal registrou um recorde de 118 movimentos por hora (mph), e, até agosto, movimentou 845.210 TEUs em 332 escalas de navios.

 


PUBLICIDADE








Chibatão

   ICN    Zmax Group    Antaq
       

NN Logística

 

 

 

  Sinaval   Syndarma