Portos do Chile reduziram emissões de CO2 em 11% em 2022

Medição, realizada pelo Ministério dos Transportes e Telecomunicações e pela Conecta Logística, abrangeu 22 localidades

Uma pesquisa de Consumo e Emissões de Energia realizada em conjunto pelo Programa de Desenvolvimento Logístico do Ministério dos Transportes e Telecomunicações (MTT) do Chile e a empresa Conecta Logística revelou uma melhoria significativa na emissão de CO2 dos portos chilenos. A medição abrangeu 22 zonas portuárias de Arica a Punta Arenas.

O levantamento, que foi realizado por meio do Sistema de Informações e Estatísticas Logístico-Portuárias (SIELP), busca gerar um diagnóstico do consumo de energia, eficiência no seu uso e gastos associados.

PUBLICIDADE

MCI


A pesquisa revelou que os terminais portuários consumiram um total de 239 GWh-eq (equivalente a Giga Watt-hora) de energia em 2022, o que equivale aproximadamente ao consumo médio anual de 30 mil residências. Este consumo de energia representou um aumento de 1% face ao ano anterior. No entanto, dado que foram transferidas menos toneladas através destes portos em 2022 do que no ano anterior, a energia consumida por tonelada transferida, ou seja, o desempenho energético, aumentou 9% em relação a 2021.

Apesar deste aumento, em 2022 os portos reduziram as suas emissões de gases com efeito de estufa provenientes do consumo de energia em 11%, atingindo um total de 60.600 toneladas de CO2 equivalente.

Em 2022, a principal fonte de energia foi o gasóleo, com 66% do total. Este combustível é utilizado principalmente em geradores elétricos, veículos e máquinas com motores de combustão interna. Em seguida ficaram a energia elétrica (31%) e outras fontes menos relevantes (3%).



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios