Presidente da Aprosoja avalia como estratégico porto da Cargill no Pará

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Pará (Sema) realiza na quarta-feira (14) audiência pública para apresentar o Estudo de Impacto Ambiental e do Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) do terminal de grãos da Cargill, localizado no porto público de Santarém (PA). O evento acontece às 9h, no Iate Clube, daquele município. O presidente da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Glauber Silveira, afirmou que licenciamento definitivo do local é importante e estratégico para os produtores de Mato Grosso.
Segundo explicações do presidente da entidade, em entrevista, por telefone, ao Só Notícias, atualmente o porto tem um volume de exportações não muito volumoso como poderia acontecer, pois a licença provisória da empresa os impede de fazer novos e grandes investimentos. Com a licença definitiva, o referido porto poderia aumentar o volume de transações. Glauber acredita que com a pavimentação da BR-163 até Santarém, o porto da Cargill será mais um ponto importante de escoamento da produção do Estado pelo estado vizinho e não ter que cruzar o país como atualmente é feito.
Segundo informações da assessoria de imprensa da empresa, o EIA-RIMA do terminal em Santarém foram elaborados a partir do Termo de Referência, fornecido pela própria Sema paraense e tiveram início em 2008.
O Estudo foi conduzido pela Consultoria Paulista de Estudos Ambientais (CPEA), entidade independente e especializada nesse tipo de consultoria. Em setembro de 2008 foi protocolado o Estudo de Impacto Ambiental, que foi analisado detalhadamente pelos técnicos da Sema. Após visita técnica realizada na região, a Secretarua solicitou complementação de alguns pontos abordados pelo estudo. Esse tipo de complementação é prática comum durante o processo de análise.

Fonte: Só Notícias/Alex Fama


PUBLICIDADE








   Zmax Group    Antaq    Curso H
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Pesa   Syndarma