Projeto ‘Tô na Feira’, de Suape, vence prêmio Portos e Navios de Responsabilidade Socioambiental

Imprimir

Programa, que beneficia 32 famílias do complexo industrial portuário, concorreu com outros 34 projetos de instituições de todo o país

 


PUBLICIDADE



O projeto Tô na Feira, desenvolvido pela administração do Complexo de Suape, ficou em 1º lugar no prêmio Portos e Navios de Responsabilidade Socioambiental. O resultado do concurso foi divulgado na última quarta-feira (18), no encerramento do Ecobrasil 2025 — Seminário Nacional sobre a Indústria Marítima e Meio Ambiente, promovido pela Revista Portos e Navios, no Rio de Janeiro (RJ). Este ano, a organização recebeu 34 inscrições de empresas e instituições de todo o país, dos setores de portos, marinha mercante, indústria naval, indústria offshore, setor ferroviário e poder público.

O programa é uma das iniciativas que a estatal vem implementando junto às comunidades localizadas no território de Suape. Com faturamento anual de R$ 240 mil, o projeto foi concebido em 2017 e vem amadurecendo no centro administrativo da empresa e nas instalações das seis empresas parceiras: Refinaria Abreu e Lima, Seara, Transpetro, Conenge e CPL Construtora.

O ‘Tô na Feira’ surgiu com a proposta de fomentar a comercialização de mercadorias produzidas por famílias residentes em comunidades localizadas no território de Suape. Atualmente, 32 famílias de 14 localidades participam ativamente das atividades. Além de frutas, legumes, hortaliças, entre outros outros gêneros alimentícios, o programa conta com artesanato em geral, produtos naturais de beleza, sabonetes ecológicos, bolsas, artigos em tecido, roupas de cama, mesa e banho entre os itens vendidos por agricultores e artesãos.

Inicialmente, o projeto acontecia a cada dois meses no Centro Administrativo de Suape. Com o apoio das empresas, a feira foi expandida para a Transpetro, Rnest, Seara Alimentos, Conenge e CPL Construtora, todas localizadas no território de Suape. Por mês, são realizadas de quatro a cinco edições da feira nesses locais, ofertando produtos de qualidade para os funcionários das empresas.

“Estamos muito felizes com esse reconhecimento. O Tô na Feira é um case de sucesso, uma ação que cria oportunidade de negócios e de geração de renda para os artesãos e agricultores que participam do projeto. Quero agradecer às empresas que receberam o projeto de braços abertos e contribuem para a sustentabilidade da iniciativa”, celebrou o diretor-presidente da estatal portuária, Armando Monteiro Bisneto.

“É muito gratificante desenvolver um projeto como este e perceber o quanto a iniciativa mudou a vida de tantas famílias com a inclusão produtiva e social, agregando valor aos produtos dos artesãos e agricultores participantes do Tô na Feira”, acrescentou o coordenador de assistência social e gestão fundiária de Suape, Paulo Teixeira.

Os demais projetos finalistas receberam menção honrosa pela participação:
"Horta Inclusiva" - Porto Sudeste;
"1º Inventário setorial de emissão de GEE" - Antaq - Agência Nacional de Transportes Aquaviários;
"Colaboradoras no Centro: A CBO e o compromisso com a diversidade" - Grupo CBO;
"Uso de sedimentos de dragagem nas praias de Itapoá" - SCPar Porto de São Francisco do Sul;
"TKMS na rota do aterro zero" - TKMS Estaleiro Brasil Sul

O Seminário Ecobrasil 2025, que teve início na terça-feira (17), teve a coordenação técnica da Cisporto Consultoria (Heitor Ciuffo). O evento promovido pela Portos e Navios contou com o patrocínio Diamante das empresas OceanPact e Allmaritim, patrocínio Ouro da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP) e patrocínio Coffee Break da Way Carbon.






   ICN
   Zmax Group
   Antaq
       

 

 

 

  Sinaval
  Syndarma
       
       

ECOBRASIL 2025 - RIO DE JANEIRO - RJ - INSCRIÇÕES ABERTAS - CLIQUE AQUI