Quatro arrendatários do Porto de Suape recebem selo Terminal Amigo do Oceano

A certificação concedida pela estatal pernambucana busca sensibilizar os arrendatários quanto ao papel relevante no cuidado com o meio ambiente

O Complexo Industrial Portuário de Suape concedeu, nesta quarta-feira (23), o selo “Terminal Amigo do Oceano” a quatro empresas arrendatárias do porto organizado. A solenidade, realizada na Base Mar, contou com a participação de representantes da autarquia portuária, das empresas contempladas e de autoridades de órgãos de fiscalização do setor. Este ano, em sua segunda edição, a certificação recebeu o nome de Selo “Terminal Amigo do Oceano - Professor Fábio Hazin”, em homenagem ao renomado docente e pesquisador, que dedicou sua carreira ao estudo e à conservação da fauna marinha. Ele faleceu em 2021 em decorrência de complicações da covid-19.

Dos nove terminais aptos à candidatura, cinco pleitearam a certificação e os que alcançaram a pontuação exigida para a obtenção do selo foram Tecon Suape, Pandenor, Ultracargo e Temape. A comissão julgadora, composta por representantes das diretorias de Meio Ambiente e Sustentabilidade, da presidência e de Gestão Portuária, avaliou 27 critérios que contemplam a gestão ambiental portuária, incluindo o uso de água e de energia, e de práticas de combate ao lixo no mar. Na análise, itens como licenciamento ambiental, prevenção e resposta a emergências, certificações voluntárias, recursos humanos e treinamentos dedicados à pauta em questão também foram pontuados.

PUBLICIDADE

MCI


Segundo o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da estatal, Carlos Cavalcanti, a certificação foi concebida para ser realizada anualmente, a fim de estimular a implementação, por parte dos terminais, de ações com foco nas boas práticas de sustentabilidade das operações. “Eles têm papel relevante no cuidado com o meio marinho da área na qual estão inseridos. A concessão da certificação é um reconhecimento pelo cumprimento das legislações ambientais e um incentivo às instalações que adotam gestão responsável, proativa e em consonância com os objetivos da Década dos Oceanos e da Agenda 2030”, ressaltou.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios