Secretaria dos Portos garante fim das obras em fevereiro no porto de Mucuripe

O fim dos trabalhos de dragagem (aprofundamento de calado) do Porto do Mucuripe de 10,5 metros para 14 metros está previsto para fevereiro, informou a Secretaria Especial dos Portos (SEP).

O canal de acesso vai passar de 120 metros para 160 metros. Profundidade  e acesso novos vão aumentar em 30% a capacidade
de movimentação de carga no porto.

O investimento é de R$ 54,6 milhões e faz parte do Programa Nacional de Dragagem (PND). O porto vai poder receber navios, como o Post-Panamax, com capacidade de 6 mil TEU (medida de um contêiner de seis metros de comprimento); comprimento de 305 metros; boca de 44 metros e calado de até 12,5 metros, além de operar com a carga plena. A responsável pela obra é a empresa Bandeirantes Dragagem e Construção, que também faz a dragagem Porto de Natal.

A inauguração da nova dragagem receberá o primeiro pronunciamento público do novo ministro dos Portos, Leônidas Cristino – cearense e ex-prefeito de Sobral. Cristino completa hoje 22 dias à frente do cargo, tempo no qual realizou várias reuniões para tomar conhecimento dos trâmites e trabalhos da SEP.

Já participou, inclusive, de duas reuniões ministeriais com a presidente Dilma Rousseff. Esta semana, vai haver um novo encontro com a Ministra do Planejamento, Miriam Belchior, para tratar de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).


Recorde
Em 2010, o Porto do Mucuripe movimentou cerca de 4,27 milhões de toneladas, uma alta de 23,74% sobre movimentação de 2009, informou a Companhia Docas do Ceará (CDC). Além de ser o recorde histórico para o porto, proporcionou às empresas entrarem superavitárias nos importações e exportações de 2011.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA
Leônidas Cristino assumiu os Portos brasileiro há 22 dias. Vai começar a maratona de viagens no Ceará, ou seja, em casa. Pode ser confortável para sentir como é ser ministro, diante da pressão e cobrança por resultados

SAIBA MAIS

PRIMEIROS DIAS
Cristino assumiu uma secretaria a todo vapor. Tem estudado e se informado muito sobre o que vai encarar pela frente. O ministro sucedeu o também cearense, Pedro Brito, que, ao contrário de Cristino, teve mais tempo para dar rumo aos trabalhos.

A assessoria de imprensa da SEP informou que o ministro pretende se fixar em Brasília a fim de conhecer todos os portos brasileiros. Uma agenda de viagens já está sendo estudada para visitar as companhias administradoras dos portos públicos.

Sobre a inexperiência de Cristino, a assessoria respondeu: “Além de ser engenheiro, é um executivo e conhece as políticas públicas. Foi deputado federal duas vezes; foi da comissão de Transporte na Câmara dos Deputados e idealiza a integração dos modais. Vem debatendo sobre portos com os técnicos da SEP, com profundidade e promete dar continuidade ao trabalho que já vem sendo realizado e buscar melhorias e outras alternativas é seu objetivo.” (AJ)

Fonte: O Povo (CE)/Andreh Jonathas



Praticagem

   ATP    GHT    Oceanpact
       

Hidroclean

 

 

Países Baixos

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios