Sepetiba Tecon recebe 9 novos RTGs

O Sepetiba Tecon acaba de receber nove novos RTGs (Rubber Tyre Gantry Crane) para reforçar sua infraestrutura na retroárea. Com os novos equipamentos, o terminal ampliará a sua capacidade de atendimento dando mais agilidade às movimentações de carga. A previsão é que os nove RTGs estejam 100% operacionais no primeiro trimestre de 2023.

Os novos RTGs, da marca Kalmar, combinam tecnologia diesel e elétrica, são equipados com sistemas que trabalham de acordo com a energia exigida, spreaders elétricos e pneus que permitem pressão mínima no solo, o que gera menos emissões e ganho para o meio ambiente. Além disso, esses equipamentos possuem direção automatizada que controla automaticamente os RTGs com um grau de precisão de centímetros, melhorando a eficiência operacional do terminal.

A aquisição desses novos equipamentos, entre outros investimentos futuros, faz parte do plano estratégico, apresentado ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil e à Companhia Docas do Rio de Janeiro, que prevê investimentos da ordem de R$ 560 milhões com o objetivo de alinhar o terminal às tendências e evolução do mercado marítimo de transporte de contêineres.

PUBLICIDADE

Incatep


Segundo Pedro Brito, diretor-presidente do Sepetiba Tecon, a tendência é que os armadores exijam, cada vez mais, instalações portuárias capacitadas para operar grandes navios com até 15.000 TEUs. A expectativa da empresa com todos esses investimentos é, fomentar o comércio exterior do Rio de Janeiro com diversos países e fazer do terminal o principal hub port para os navios de grande porte da região sudeste. “Contamos com um dos maiores calados da Costa Leste da América do Sul e o maior da região sudeste, com 15,4m para entrada e saída de navios porta-contêineres. Além disso, temos autorização para receber os navios da classe New Panamax com até 367m de comprimento e 52m de largura. Todos os nossos esforços estão sendo direcionados para evoluir junto com as demandas do mercado”, diz Brito.



   Liebherr    GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios