O Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Santos (SDAS) quer reunir, pelo menos trimestralmente, as autoridades e as principais categorias profissionais que atuam nas atividades de comércio exterior do Porto de Santos, a fim de debater os desafios do setor e apresentar soluções. A proposta foi apresentada pelo presidente do SDAS, Nívio Perez dos Santos, e sua implantação é uma das prioridades da entidade, que irá comemorar 105 no próximo sábado (26).
Segundo Nívio dos Santos, a ideia é que essas reuniões ajudem a melhor integrar “os principais players do comércio exterior em Santos. Será um fórum onde eles poderão debater eventuais dificuldades e formas de resolvê-las. Às vezes, um ajuste por parte de um órgão público e uma nova atitude por parte de uma categoria resolvem um problema”.
PUBLICIDADE
Encontros semelhantes são feito, há dois anos, pela comunidade portuária do Rio de Janeiro, com resultados positivos, disse o presidente do SDAS.
Santos explica que, no ano passado, apresentou a ideia ao então presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp, a Autoridade Portuária), Angelino Caputo – que foi substituído na função em novembro último. Agora, ele pretende levar a ideia ao atual ocupante do cargo, Alex Oliva.
A realização dessas reuniões é um dos projetos do SDAS em seus 105 anos – trata-se do sindicato portuário mais antigo do País. A entidade atende 988 associados em atividade, além de 244 aposentados e 54 viúvas.
Fonte: A Tribuna online