Suape mostra recuperação no 2º semestre de 2009

Ainda assim, movimentação fechou negativa em 9,8%
PAULO MARINHO
Depois de um primeiro semestre de 2009 complicado em relação à movimentação portuária, o Complexo Industrial Portuário de Suape apresenta um balanço positivo, que demonstra uma recuperação importante por causa do segundo semestre. Mesmo assim, como até agosto do ano passado houve queda de 13% em comparação com o mesmo período de 2008, o ano passado fechou em uma baixa de 9,8% diante de uma projeção de 5% a 10% de crescimento.
Analisando apenas os seis primeiros meses de 2009, foram 3,4 milhões em toneladas movimentadas. A segunda metade do ano, porém, teve um total de 4,3 milhões de toneladas, representando um crescimento expressivo de 32% sobre o semestre que lhe antecedeu. Durante o ano de 2009 foi movimentado um total de 7,77 milhões de toneladas contra 8,61 milhões em 2008. “O Estado e Suape estão crescendo, a diminuição da queda mostra que saímos mais rápido da crise e estamos em uma fase de pleno desenvolvimento”, defendeu o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Presidente de Suape, Fernando Bezerra Coelho.
Apesar da dificuldade já vivida por causa da turbulência macroeconômica, Bezerra Coelho mantém um otimismo para o ano corrente. “O crescimento obtido no segundo semestre de 2009 apresenta uma nova perspectiva para o ano de 2010. Se mantivermos esse ritmo, a movimentação de cargas atingirá um aumento entre 15% e 20%, alcançando até 9 milhões de toneladas”, frisou. As operações de equipamentos eólicos para a empresa Impsa Wind e para os parques que se instalarão no interior do Estado, por exemplo, representaram o expressivo crescimento de 1.247% na movimentação semestral.
Entre os produtos que mais se destacaram, estão as chapas de aço, máquinas e peças dos empreendimentos que estão se instalando em Suape, a exemplo do Estaleiro Atlântico Sul. Esses equipamentos renderam um crescimento de 419%. Também participaram desse aumento o GLP (gás de cozinha), com 118%, o granito, com 140%, o óleo de soja, com 114%, e o trigo, com 156% a mais na movimentação do semestre. O moinho da Bunge Alimentos foi outro fator determinante no crescimento da movimentação do grão. Os graneis sólidos apresentaram um aumento de 56,7%.(Fonte: Folha de Pernambuco)
RECORDE
Pelo terceiro ano consecutivo Suape apresentou recorde no número de navios que chegam ao porto anualmente. Em 2009, foram 1.138 embarcações contra 1.042 em 2008. (Fonte: Folha de Pernambuco)



   Liebherr    GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios