Svitzer participa de logística com porta-contêineres movido a metanol verde

Operação de rebocagem ocorreu na última semana, em Copenhague, na Dinamarca

A Svitzer auxiliou, na última semana, o primeiro porta-contêineres movido a metanol verde da Maersk, em Copenhague, na Dinamarca. A subsidiária de apoio portuário da Maersk ajudou na logística da embarcação, que estava atracada próximo à sede do grupo para a cerimônia de batismo. O metanol verde é considerado um combustível de queima limpa produzido a partir de fontes renováveis. Para o grupo, o combustível tem potencial de reduzir significativamente as emissões provenientes do transporte marítimo.

A chegada do navio denominado ‘Maersk Laura’ contribui com os esforços do grupo para reduzir emissões. A Svitzer pretende reduzir a intensidade das emissões de carbono em 50% até 2030 e neutralizar o carbono até 2040. A Maersk estabeleceu a meta de se tornar neutra em carbono até 2050.

PUBLICIDADE

Ecobrasil


O diretor-geral da Svitzer Americas, Arjen Van Dijk, afirmou que o uso do metanol verde no transporte marítimo ainda está seguindo em seus estágios iniciais, mas existe um potencial para causar um impacto significativo no meio ambiente. “A Svitzer está empenhada em apoiar o desenvolvimento desta tecnologia e espera desempenhar um papel na transição para um futuro mais sustentável para o transporte marítimo através da construção do primeiro rebocador híbrido de metanol e célula de combustível do mundo”, disse o executivo.

O diretor-geral da Svitzer no Brasil, Daniel Reedtz, disse que uma embarcação movida a metanol verde é um passo positivo a caminho de um futuro mais sustentável para o transporte marítimo, aumentando a conscientização sobre a importância de biocombustíveis no enfrentamento contra as mudanças climáticas. Segundo Cohen, também mostra o compromisso da Svitzer e do grupo Maersk na direção do carbono zero. “O Brasil tem um potencial para ser um produtor relevante de biocombustíveis verdes. A Svitzer pretende ser uma parte desta transformação”, acrescentou Cohen.



Praticagem

   ATP    GHT    Oceanpact
       

Hidroclean

 

 

Países Baixos

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios