TAG e Bahiagás celebram contratos de transporte de gás natural

Acordos marcam a primeira contratação entre empresas dos segmentos de transporte e distribuição de gás natural no Brasil

A TAG e a Bahiagás assinaram os primeiros contratos de transporte de gás natural entre uma transportadora e uma distribuidora de gás no país, após a abertura do mercado no setor. Os acordos visam atender ao suprimento de gás na Bahia.

Os quatro contratos firmados preveem o volume total de saída de gás de 1,3 milhão de m³/dia, para atendimento a algumas zonas da Bahia, com vigências de 9 de maio a 31 de dezembro, permanecendo seu suprimento sendo atendido por meio de diferentes contratos de entrada celebrados pelos supridores de gás cujas respectivas capacidades de saída foram renunciadas (Galp, PetroReconcavo, SPE Miranga).

PUBLICIDADE

MCI


O processo público de oferta de capacidade, iniciado pela TAG em novembro de 2021, obteve resultados positivos para a abertura do mercado, sendo conduzido por meio do Portal de Oferta de Capacidade - POC, plataforma digital para contratação de serviços das transportadoras do sistema integrado nacional. Este processo culminou em 32 contratos firmados com seis grupos econômicos distintos, que contabilizam cerca de 20% da capacidade contratada da TAG na malha integrada.

A TAG desenvolveu e aprovou junto à ANP um mecanismo para renúncia e oferta de capacidade renunciada, permitindo que os contratantes originais do serviço para atendimento às zonas de saída (supridores) pudessem encerrar seus contratos para que, assim, essa capacidade fosse contratada por um novo cliente.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios