Tanques de guerra são descarregados em Rio Grande

O Porto Novo do Rio Grande viveu uma verdadeira “operação de guerra” neste domingo (13), a partir das 20h, quando 33 carros de combate (conhecidos popularmente como tanques de guerra) e 15 contêineres iniciaram a ser descarregados. Cerca de 50 homens do Exército Brasileiro, das unidades de Rio Grande, Santa Maria, Rio de Janeiro e Brasília, participaram da operação. O navio Grande San Paolo, que embarcou a carga no porto de Hamburgo (Alemã), atracou no cais do Porto Novo às 16h30min.

De acordo com o comandante do 6º GAC, tenente-coronel César Henrique Romão, a carga foi comprada pelo Exército Brasileiro com o objetivo de modernizar seus carros de combate que atualmente são do modelo Leopar 1A1, bem inferiores aos que estão sendo importados, que são Leopar 1A5. Os tanques de guerra foram adquiridos do Exército Alemão e passaram por uma manutenção realizada pela empresa Rheinmetall Land System, para posteriormente serem embarcados para o Brasil. “Esse modelo de carro de combate é considerado um dos mais modernos no mercado, sendo utilizado por vários países da Europa”, salientou o comandante.

Os tanques foram descarregados do interior do navio por técnicos da empresa alemã que realizou a sua manutenção. O descarregamento deu-se através de uma rampa do próprio navio, o que possibilitou que os carros de combate descessem andando. No cais, com o auxílio de outra rampa os tanques foram embarcados em cinco carretas do exército, tendo cada capacidade para transportar um tanque por vez. Outras três carretas serão responsáveis por levar as cargas que foram importadas em contêineres. Tratam-se de pontes móveis com até 22 metros de comprimento, que auxiliam os carros de combate na passagem sobre rios. As carretas especiais do exército levarão a carga até o Parque Regional de Manutenção do Exército Brasileiro em Santa Maria. A viagem, que só poderá ser realizada a luz do dia, deverá levar 10 horas para ser concluída, contando com escolta em todo o trajeto. De acordo com o Comandante do 4º Batalhão de Logística do Exército Brasileiro (4º BLOG), coronel Valdir Silva Filho, responsável pela operação de transporte, as carretas deverão levar oito dias para deslocar toda a carga do Porto do Rio Grande para Santa Maria.

PUBLICIDADE


Esse foi o primeiro lote de um total de 240 carros de combate. A compra dos carros de combate faz parte do projeto de modernização do Exército Brasileiro desenvolvido desde 2007. Seguindo o Plano de distribuição de Organizações Militares de Cavalaria Blindada os demais lotes serão enviados para as unidades gaúchas do Exército Brasileiro nos municípios de Rosário do Sul, Alegrete, São Luiz Gonzaga e São Gabriel, e para as unidades paranaenses de Rio Negro, Ponta Grossa e Paranaguá. O desembarque dos taques de guerra deve finalizar a meia-noite deste domingo (13).

 



   Liebherr    GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios