TCP inicia expansão em Paranaguá

A TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá (PR), começou as obras de expansão do terminal. A licença do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) liberando as obras saiu dia 24 de novembro.

Serão investidos R$ 550 milhões até 2019 para ampliar a capacidade de movimentação de 1,5 milhão de Teus (contêiner de 20 pés) por ano para 2,5 milhões de Teus. O investimento é contrapartida à renovação antecipada do arrendamento por mais 25 anos, válidos a partir de 2024. A prorrogação antecipada foi assinada em abril de 2016 pelo governo federal.


PUBLICIDADE



As melhorias preveem expansão do cais de atracação, que terá mais 220 metros, para 1.099 metros de extensão; a construção de píeres exclusivos para navios que fazem o transporte de veículos; e a ampliação do pátio do terminal de 330 mil m2 para quase 500 mil m2.

Os recursos para a obra foram obtidos por meio de emissão de debêntures, que somou R$ 588 milhões. A obra é realizada pela Porto Construtora, joint venture entre Pattac e Tucumann, dois sócios da TCP.

"Vamos continuar sendo competitivos num jogo cada vez mais eficiente", disse o presidente da TCP, Luiz Alves. Segundo o executivo, a concentração de mercado de terminais portuários é uma tendência inexorável. "Em relação a dez anos, há uma diminuição do número de terminais apesar de o mercado ter crescido." Em setembro, TCP e a China Merchants Port Holdings fecharam um contrato vinculante pelo qual o grupo asiático comprará 90% da TCP.

Fonte: Valor






Chibatão

   ICN    Zmax Group    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval   Syndarma