Terminal de Grãos do MA atenderá 15 milhões de toneladas de grãos

SÃO LUIS - O projeto do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram) será apresentado, amanhã (12), às 9h, no auditório da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), ao setor produtivo. A 1ª Reunião Técnica sobre o terminal deve concentrar gestores públicos, empresários e entidades de classe interessados no desenvolvimento do agronegócio maranhense. O evento será coordenado pelo presidente da Emap, Hermes Luís Ferreira, e pelo diretor de Planejamento e Desenvolvimento, Daniel Vinent.
O projeto é orçado em cerca de R$ 300 milhões e está previsto para começar em 2012. O Tegram prevê uma capacidade final de atendimento de 15 milhões de toneladas de grãos e farelo.
Para a primeira fase da implementação, a Autoridade Portuária disponibilizará, inicialmente, um terreno de cerca de 100.000m2 para acomodar os armazéns e a infraestrutura de recepção rodoviária. A ferrovia Norte Sul será a responsável por trazer um considerável volume de grãos que se interconectará com os armazéns através do sistema de recepção ferroviária para, posteriormente, ser expedido por correias transportadoras rumo ao navio, que atracará no berço 103, onde a profundidade será de 15 m.
Na segunda fase, que se antecipará a um processo previsível de aumento de demanda, o projeto prevê o encaminhamento de correias transportadoras rumo ao Píer 100, atualmente em construção e, ao mesmo tempo, a possibilidade de se construir novos armazéns em terreno dentro dos limites da Emap, integrados à área industrial, interligado ao sistema existente de expedição. Novos sistemas de recepção ferroviária poderão ser acomodados dentro desta área. Por fim, já numa terceira fase, o escoamento alcançará um novo píer no sentido sul, o futuro píer 99.(Fonte: Fonte: Secom/MA)



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios