A TCP, responsável pelo Terminal de Contêineres de Paranaguá, realizou a importação do helicóptero Bell 412, conhecido por sua versatilidade no mercado civil e militar. A aeronave, equipada com turbina dupla, rotor de quatro pás, 17 metros de comprimento, 4,5 metros de altura e peso de pouco mais de 3 toneladas, foi transportada em um contêiner MAFI e descarregada por meio da rampa principal de um navio ro-ro. A carga permaneceu armazenada no terminal até a primeira semana de abril, quando seguiu para seu destino.
Segundo Giovanni Guidolim, gerente comercial, de logística e de atendimento da TCP, a operação reflete a estratégia da empresa de atuar como um terminal “one stop shop”, oferecendo soluções logísticas modernas e seguras para cargas especiais. O gerente de operações logísticas, Fabio Mattos, destacou a complexidade do transporte, que exigiu equipe qualificada, equipamentos adequados e um planejamento logístico customizado.
PUBLICIDADE
A movimentação incluiu o uso de empilhadeiras de grande porte para o manuseio seguro da aeronave, que foi içada e posicionada em um caminhão para o transporte final. Além de aeronaves, o terminal também opera com diversos equipamentos de grande porte como ônibus, colheitadeiras, tratores e veículos blindados, que ultrapassam os limites convencionais de contêineres.