Vast e Be8 firmam parceria para infraestrutura de biocombustíveis no Açu

A Vast Infraestrutura e a Be8 assinaram um memorando de entendimento (MoU) com o objetivo de desenvolver o mercado de biocombustíveis para o setor marítimo no Porto do Açu, no norte fluminense. A parceria prevê a realização de estudos para que a Vast forneça infraestrutura logística no Terminal de Líquidos do Açu (TLA) e conecte a Be8 às distribuidoras de combustíveis e aos clientes do porto. O foco é fomentar o uso de combustíveis de baixo carbono, especialmente o biodiesel e o 'Be8 BeVant®', como alternativas sustentáveis no abastecimento de embarcações.

A iniciativa ocorre em um contexto de crescente demanda por soluções para descarbonização da navegação, responsável por cerca de 3% das emissões globais de gases de efeito estufa. Com a recente autorização da ANP para o uso de bunker com até 24% de biodiesel, o projeto visa tornar o Açu um ponto estratégico para a oferta dessa mistura no Brasil.


PUBLICIDADE



O acordo também prevê a análise de viabilidade logística para importação de insumos como o metanol e para exportação e cabotagem do biodiesel. Além do fornecimento de combustíveis, a Vast pretende avançar em soluções de eletrificação de embarcações atracadas, medida já aplicada a rebocadores no Terminal de Petróleo da companhia. 






Chibatão

      ICN    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval   Syndarma