Notícia importante para o Porto de Vitória. O sistema de radares de controle de navegação da Codesa, o VTMIS (Sistema de Gerenciamento de Tráfego Marítimo), agora faz parte do Sistema de Informações sobre o Tráfego Marítimo da Marinha do Brasil, o SISTRAM. A integração foi finalizada na última quinta-feira (15) entre a Coordenação de Gestão do VTS (COGVTS) do Porto de Vitória e o Comando de Controle Naval da Marinha Brasileira.
O coordenador do VTS e controlador responsável pelo sistema, Agostinho Sobral, destaca a importância dessa integração: "Torna o nosso porto ainda mais alinhado com as leis e normas nacionais e internacionais, no que se refere a segurança da navegação, salvaguarda da vida humana e prevenção da poluição do mar. O tráfego de embarcações na área do Porto de Vitória torna-se mais confiável, seguro e dinâmico". O Porto de Vitória foi o primeiro porto público brasileiro a implantar o VTMIS.
PUBLICIDADE
O SISTRAM é utilizado pela Marinha para acompanhar, em forma gráfica e em tempo real, as embarcações nacionais e estrangeiras que navegam no litoral e interior brasileiro, incluindo o apoio marítimo. O sistema permite, ainda, conhecer a origem e o destino dos navios e verificar distâncias entre embarcações e portos. A rede é alimentada por equipamentos ligados a satélite e por questionários. Há ainda uma série de outros dados que são fornecidos pelas capitanias dos portos e unidades da Marinha, trazendo maior confiabilidade às informações.
A implantação do VTMIS custou R$ 21,9 milhões e sua implantação teve início em dezembro de 2015. Com dois radares instalados nos morros do Moreno e de Atalaia, em Vila Velha, o sistema monitora as embarcações por meio de sensores mareógrafos, câmeras, boias e estação meteorológica. A tecnologia melhora a segurança de tráfego, reduz o tempo inativo dos berços e ajuda a evitar acidentes ambientais. A sala operacional fica em Capuaba.
Fonte: Ascom Codesa