VTMIS do Porto de Vitória mostra balanço positivo no semestre

O sistema de controle e fiscalização da navegação do Porto de Vitória apresenta o balanço do primeiro semestre sem registrar nenhum acidente na sua zona de cobertura, composta pela área de fundeio, canal de navegação, bacia de giro e terminais portuários.

No período de janeiro a junho deste ano, o sistema registrou aumento de 12,5% no total de embarcações atracadas no porto: foram 1.168 navios, contra 976 no mesmo período do ano passado.

Serviços aliados

PUBLICIDADE

MCI


Os dados consolidados pela Coordenação de VTS Vitória registraram quatro incidentes no último trimestre (abril, maio e junho) e sete no semestre. Foram chamadas de pedidos de socorro e assistência, ocasião em que o Centro de Controle Operacional aciona os serviços aliados.

“A salvaguarda da vida humana é prioridade no mar. O VTMIS é fundamental para atendimento às embarcações, a vigilância do mar territorial na área de responsabilidade e sinalização náutica”, explica o coordenador Agostinho Sobral.

Segurança

Desde o início da operação do sistema, em setembro de 2017, não ocorreu nenhum acidente de navegação na área de cobertura do VTMIS do Porto de Vitória. O resultado é atribuído à ostensiva fiscalização 24h e utilização de equipamentos de última geração, como radares, câmeras, inclusive de infravermelho e em 3D, dentre outros.

A implantação do sistema vem contribuindo, ao longo desses anos, para a redução no número de descumprimento de normas e procedimentos.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios