Camorim inicia curso de formação de aquaviários

A Camorim, empresa que atua nos setores de reboque portuário, logística portuária e apoio offshore, iniciou, nesta segunda-feira (20), o curso de Moço de Máquinas, para formação de oficiais de máquinas e qualificação de seus colaboradores diretos e indiretos. O curso, em parceria com o Instituto Mar e Portos (Imapor), terá aulas práticas e teóricas e carga horária de 722 horas para turma de 35 alunos.

Segundo a Camorim, o curso foi autorizado pelo Departamento de Portos e Costas (DPC) e será comandado por professores cadastrados no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga), centro da Marinha do Brasil para formação de pessoal da marinha mercante. As aulas serão de segunda a sexta-feira, das 17h às 22h, e aos sábados, das 8h às 13h20. A formação vai durar seis meses, com conclusão prevista para 10 de abril de 2026.

O currículo inclui disciplinas como História Marítima, Informática, Básico de Navegação, Meteorologia e Oceanografia, Manobra da Embarcação, Legislação Marítima e Ambiental, Inglês Técnico Marítimo e Conhecimentos Elementares de Primeiros Socorros. A empresa adiantou que, para desenvolver o curso, investiu novo maquinário, reformou espaços e construiu oficinas exclusivas. A formação prevê ainda estágio obrigatório em embarcações da Camorim.