A iniciativa integra um Memorando de Cooperação (MoC) amplo entre o Ministério dos Transportes de Singapura (MOT) e o Ministério de Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão (MLIT) para estabelecer o Programa Verde Singapura – Japão.
O MoC marca o primeiro corredor de navegação verde e digital estabelecido entre Singapura e o Japão para desenvolver padrões e melhores práticas de apoio a descarbonização, a digitalização e o crescimento da indústria marítima.
O Japão é um dos dez principais parceiros comerciais de Singapura e o volume de comércio entre os dois países totalizou US$ 65 bilhões em 2022. No âmbito da colaboração, a MPA trabalhará em conjunto com o Porto de Tóquio, o Porto de Yokohama e o Porto de Kawasaki.
Além de examinar combustíveis navais alternativos, as duas partes também trabalharão em conjunto para desenvolver as infraestruturas, normas e formação de abastecimento necessárias, e também incentivarão o desenvolvimento e a adopção de tecnologias para descarbonizar as infraestruturas portuárias.
Na frente da digitalização, Singapura e Japão pretendem identificar e implementar soluções digitais para agilizar os processos de desembaraço portuário. Ambas as partes também trocarão informações e melhores práticas sobre os riscos de cibersegurança marítima.