A Autoridade Portuária de Santos (APS) recebeu o prêmio AAPA-CIP Port Industry Award of Excellence, na categoria Alianças Público-Privadas, por sua parceria com a startup i4sea. A distinção, concedida pela Associação Americana das Autoridades Portuárias (AAPA) e pelo Comitê Interamericano de Portos (CIP), da Organização dos Estados Americanos (OEA), foi entregue durante a 31ª edição do Congresso AAPA Latino, em Barranquilla, na Colômbia, na terça-feira (5).
O prêmio foi aberto a portos públicos e privados, terminais e operadores portuários dos 35 Estados Membros da Organização dos Estados Americanos (OEA). Vale ressaltar que a APS é a única a ser premiada nas três edições do prêmio, criado em 2021, consolidando sua posição de destaque no cenário portuário, tanto nacional quanto internacional.
A honraria foi recebida pela APS e pela i4sea durante um evento que reuniu autoridades e executivos do setor portuário de todo o continente americano.
A parceria premiada entre o Porto de Santos e a startup i4sea se destacou pela inovação tecnológica. A i4sea desenvolveu uma solução de suporte à tomada de decisão para gestão de risco climático que reúne dados em tempo real, previsões de alta resolução com inteligência artificial, análises e alertas para múltiplos cenários. Tais informações sobre as condições atuais e futuras de chuva, vento, maré e onda permitem ao complexo portuário ajustar suas operações de maneira eficiente, otimizando as movimentações e aumentando a segurança.
Mateus Lima, cofundador da i4sea, esteve presente no evento e manifestou sua satisfação com o sucesso da parceria com a APS, coroada com o prêmio internacional AAPA-CIP 2023. Ele agradeceu a visão e confiança da APS, representada por Márcio Yudi Kanashiro e Roberto Paveck, que reconheceram o potencial da i4sea em Santos. Além dos feedbacks construtivos de Marcos Khalil e de toda a dedicação do time i4sea. Por fim, destacou o compromisso da i4sea em apoiar pessoas na gestão do risco climático na América Latina.
Para o presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, a "premiação confirma que o Porto de Santos está ao nível dos maiores portos do mundo em tecnologia e inovação".
Comunicado corporativo - por i4sea