Prática marítima: integrando inovação tecnológica e realismo no treinamento náutico

PUBLIEDITORIAL
O mundo marítimo é conhecido por uma mistura de antigas tradições e tecnologias de ponta. Essa aparente contradição traz aos profissionais que ingressam neste mundo a necessidade de aprendizado e treinamento em uma nova linguagem, técnicas, experiências e fundamentos totalmente desconhecidos até então.

Além disso, o caráter extremamente técnico e os altos riscos envolvidos em qualquer operação no mar trazem a urgência na garantia de que os envolvidos em cada etapa de uma operação marítima estejam plenamente conscientes dos riscos para as vidas humanas e para o meio ambiente. Isso exige um nível de aprendizado e consciência situacional muito elevados.

O fator humano no mercado marítimo brasileiro

O mercado brasileiro vem sentindo essas necessidades, uma vez que diversos atores têm buscado alternativas de aprendizagem, treinamento e difusão de conhecimento para seus colaboradores, através de métodos que combinam as novas tecnologias com as antigas tradições marítimas já validadas ao longo dos séculos.

1

Treinamento prático de resgate de homem ao mar - Foto: Gustavo Penteado

A Prática Marítima é uma empresa que vem explorando o setor, com um portfólio de produtos que vão desde treinamentos para operações de Policiamento Marítimo, resgate, Praticagem, operação de Lanchas de Praticagem, qualificação de operadores de atalaia, até outros mais específicos, com foco em tecnologia aliada à prática.

2

Treinamento prático para operadores de atalaia

Integração de simuladores e ensino a distância

A empresa combina uso de simuladores de alta tecnologia e ensino a distância, duas tendências atuais da área de ensino, com os exercícios práticos in loco, no mar, para entregar a uma metodologia de ensino ampla e abrangente aos treinandos, obtendo resultados extremamente significativos, segundo relatos dos clientes. Os treinamentos são customizados e adaptados às funções e demandas reais de trabalho.

4

Operador de atalaia assistindo ao Curso Básico EAD

 

5

Operador de atalaia utilizando simulador de radar e ECDIS

Foco na segurança e práticas atuais

"Procuramos sempre buscar as melhores e mais atuais práticas da indústria, lições aprendidas em acidentes e incidentes e a execução de exercícios práticos para elevar a aprendizagem ao máximo. Nossa missão é com a segurança", completou a empresa em nota.

Variedade de treinamentos oferecidos
"Para as praticagens, possuímos um vasto portfólio de produtos, que vão desde cursos para operadores de atalaia, tripulação de lanchas, elaboração de análise de riscos e desenvolvimento de planos de contingência."

"Para as administrações dos portos, atuamos no treinamento de operadores de LPS, e ainda contamos com a possibilidade de treinamentos customizados, sempre combinando tecnologia de ponta, incluindo inteligência artificial".

6

Curso de interceptação de embarcações no mar para o NEPOM

Complexidade e difusão do conhecimento

A indústria marítima é extremamente complexa, com participação de atores multiculturais em ambientes extremos, portanto, a difusão do conhecimento náutico se torna crítica em tempos de avanços tecnológicos. Com certeza, a Prática Marítima continuará contribuindo muito para o avanço da segurança da navegação e proteção do meio ambiente em nossas águas, de maneira eficiente e inteligente.

 


      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Pesa   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira