MSC

Transformação digital, energias verdes, hidrovias e projetos de investimento: os temas-chave do AAPA Latino 2022

O programa de palestras do principal evento portuário continental abordará os temas mais importantes que movimentam o setor hoje.
De 28 a 30 de novembro, mais de 50 palestrantes e 600 participantes se reunirão no principal complexo portuário da região, localizado em Santos, Brasil.

Faltam apenas quatro meses para o início do XXX Congresso Latino-americano de Portos da Delegação Latino-Americana da AAPA, que acontecerá de 28 a 30 de novembro e será sediado em um dos mais importantes complexos portuários da região, na cidade brasileira de Santos.

Na comemoração da sua trigésima edição, o AAPA Latino 2022 promete marcar a agenda, posicionar as questões atuais e futuras do setor e reunir aos principais atores portuários públicos e privados em um só lugar.

A uma centena de empresas expositoras confirmadas, dos setores de infraestrutura, tecnologia, consultoria, inovação e engenharia, entre outras, se soma a importante participação de palestrantes internacionais, considerados os mais influentes referentes de opinião em matéria portuária.

Além deles, participarão importantes líderes portuários, executivos, gerentes, diretores, consultores e especialistas do setor de mais de 35 países para dar início ao principal encontro portuário da América Latina.

AGENDA DE CONFERÊNCIAS

O programa acadêmico é uma das atrações mais importantes da edição Santos 2022. Nele, especialistas de nível mundial abordarão questões atuais e contingenciais para a indústria regional e seus próximos desafios em matéria de recuperação pós-pandemia, transformação digital e investimentos em infraestrutura.

O pontapé inicial será dado na terça-feira, 29, com o painel “Cenários e Previsões para o Comércio, o Transporte Marítimo e os Portos”, momento em que serão analisadas as tensões geopolíticas recentes, o panorama atual e as perspectivas de recuperação dos mercados. Além disso, será reeditado o clássico espaço sobre “Investimentos e Projetos Portuários na América Latina”, durante o qual as mais altas autoridades portuárias revisarão os planos de investimento em infraestrutura, equipamentos e tecnologia na região; e será realizado o colóquio “Transição Energética no Transporte Marítimo”, que abordará assuntos como descarbonização, sustentabilidade e experiências em questões ambientais no setor.

Seguidamente, será desenvolvido o painel “Produtividade Portuária: Experiências e Recomendações para Melhorá-la”, onde serão apresentadas as estratégias para as novas demandas do comércio internacional; será aberto um debate sobre o tema "Portos Fluviais e Hidrovias", e as possibilidades de integração dos territórios latino-americanos; fechando o dia com uma apresentação do Porto de Barranquilla e os preparativos como anfitrião do #AAPALatino 2023.

Já na quarta-feira, 30, a agenda começará com a sessão "Transporte Marítimo 2030: Contagem regressiva para acabar com a Exclusão Digital" onde a boa governança do setor, o envolvimento dos atores e o uso de tecnologias inteligentes em favor dos clientes, entre outros, serão debatidos.

O painel “Portos em Alerta” abordará temas relacionados com cibersegurança, terrorismo e pirataria, entre outras ameaças, que obrigam a atividade a ter linhas de atuação e gestão de riscos cada vez mais eficientes. E terminando a manhã, a mesa de diálogo "#CharlasdePuerto: Debates Estratégicos: Diálogo entre Terminais, Empresas de Navegação e Autoridades Portuárias", reunirá protagonistas do setor para opinar sobre o rumo e as expectativas presentes e futuras dos atores envolvidos no negócio.

“Uma Nova Era para o Transporte de Cruzeiros” será a sessão que continuará com o seminário, que fará um balanço sobre a situação atual e as perspectivas do setor marítimo-turístico. A tarde prosseguirá com um painel dedicado à discussão do “Financiamento Inteligente para o Crescimento Estratégico”, que dará a conhecer as opções de financiamento e investimento para os atores envolvidos. Após isso, a conferência “Soluções para a Indústria Portuária” reunirá fornecedores estratégicos e continuará a aprofundar os assuntos do setor.

E pelo segundo ano, o toque final do evento será o prêmio à Excelência na Indústria Portuária, que é concedido em aliança estratégica entre a CIP/OEA e a AAPA, para reconhecer os portos que contribuem para a prosperidade econômica e social das comunidades onde atuam.

Em suma, serão três dias intensos de networking, rodadas de negócios, diálogos entre os setores público e privado, visitas técnicas ao complexo portuário mais importante da região e um programa de palestras dedicadas a rever os temas que vão mover o futuro da indústria portuária.

Fonte: PR PORTS

 AAPA

Comunicado corporativo - por AAPA LATINO


Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira