Navalshore 2024

Tudo que você precisa saber sobre Gestão de Riscos Logísticos

O segmento de Infraestrutura Logística e de Transportes possui papel estratégico no desenvolvimento econômico do País e figura entre as áreas mais importantes para o abastecimento interno. Porém, como em qualquer atividade, problemas e gargalos podem surgir e colocar as operações em risco, causando acidentes e prejudicando os resultados financeiros.

Os riscos logísticos, que variam de baixa a alta probabilidade, podem ter impactos graves e se diferenciam de acordo com a natureza das operações. Por isso, empresas e agentes envolvidos nestes processos devem adotar o gerenciamento desses riscos a fim de mitigar ao máximo a ocorrência desses impactos.

Uma correta gestão de riscos é capaz de identificar, avaliar, monitorar e minimizar os potenciais problemas que podem surgir nas operações, que podem ser desde o armazenamento até o furto de cargas.

Confira alguns riscos logísticos que podem ser evitados com a gestão de prevenção:
• Transporte inadequado de cargas;
• Armazenamento incorreto;
• Atraso nas entregas;
• Extravio e avarias das mercadorias;
• Roubo de cargas;
• Fraudes financeiras;
• Multas e penalidades;
• Problemas com sobrecargas;
• Desperdícios;
• Má gestão de estoque.

Gestores preparados para mitigar riscos

Seja para preservar vidas humanas, garantir a segurança dos colaboradores, manter uma boa imagem ou proteger os resultados financeiros, a mitigação dos riscos é fundamental para a estabilidade e o funcionamento das empresas do segmento.

A gestão de riscos adequada necessita de um profissional apto e capacitado, pronto para exercer o planejamento, a organização e o controle dos fatores de minimização dos efeitos que podem apresentar perigo operacional ou patrimonial.

Com a proposta de formar estes profissionais, a Escola de Negócios e Seguros (ENS) lançou a graduação em Gestão de Riscos Logísticos, inédita e inovadora no Brasil. O curso ajuda a compreender as diversas etapas que compõem um processo técnico de operação logística e riscos associados, capacitando os alunos para planejar, coordenar, executar e avaliar atividades focadas na gestão e no tratamento dos riscos logísticos.

O programa apresenta as ferramentas necessárias para o pleno desenvolvimento da função, como IoT, modelos de gestão de transportes e armazenagem, planejamento estratégico e gerenciamento e administração de riscos.

Se interessou por esse mercado? Conheça a nova graduação e seja um profissional do setor de logística!

 

ENS

Comunicado corporativo - Por ENS

 


   Liebherr    GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira