Receba notícias em seu email

Altave leva novas aplicações de monitoramento com I.A para a Navalshore

Empresa estará no estande C20 do evento, com inovações para o monitoramento de Red Zones Dinâmicas e Detecção de Homem ao Chão

A Altave participa pela primeira vez da Navalshore , feira e conferência da indústria marítima, de 20 a 22 de agosto, no Rio de Janeiro. A empresa apresentará seu moderno portfólio de aplicações de monitoramento inteligente, que está redefinindo padrões de segurança ocupacional, ambiental e patrimonial do setor.

A demanda por tecnologias que otimizem processos de monitoramento está em alta no mercado offshore e a Altave segue desenvolvendo sua solução com inteligência artificial para a mitigação de riscos. Além da detecção de EPIs e redzones, já consolidadas no mercado e requeridas pela Petrobras, a empresa apesentará outras modernas aplicações de seu IVA (Intelligent Video Analytics) para o monitoramento, como Red Zones Dinâmicas e Detecção de Homem ao Chão.

 

Red Zones Dinâmicas:

Desenvolvido com IA avançada, o software Altave Harpia utiliza algoritmos de detecção de movimento para reconhecer a movimentação de equipamentos, seu raio de risco e presença de pessoas na área monitorada. A definição de áreas restritas ocorre de forma ágil, com ajuste automatizado e preciso durante a movimentação de maquinário pesado. Alertas automáticos são gerados quando pessoas não autorizadas entram nas áreas dinâmicas de risco, de forma personalizada às particularidades de cada operação.

A criação dinâmica de áreas com perigo aumentado e a detecção ágil de pessoas nessas zonas reforçam significativamente a segurança do local. Isso previne acidentes causados por interações e acessos não autorizados em ambientes sensíveis e reduz o risco de incidentes. A integração com o wearable device, feature em desenvolvimento, ainda permite notificações imediatas aos próprios trabalhadores, aumentando sua consciência situacional e diminuindo o tempo de resposta a situações de perigo.

Detecção de homem ao chão:

Integrável a outras aplicações existentes em embarcações, esta aplicação do software ALTAVE HARPIA detecta pessoas ao chão em cerca de um segundo após reconhecer quedas e envia alertas instantâneos para agilizar o socorro ao trabalhador e paralisar atividades, mitigando riscos ao seu redor.

A detecção rápida e precisa de situações de "homem ao chão" aumenta a segurança do ambiente de trabalho, permitindo respostas imediatas a emergências, de maneira que nenhuma ocorrência de queda passe desapercebida, consequentemente, diminuindo a gravidade de potenciais acidentes.

Assim como em todas as outras aplicações do sistema desenvolvido pela ALTAVE, os dados coletados são transformados em inteligência operacional, colaborando na geração de insights para as operações. O histórico de alertas é compilado em um painel de controle intuitivo (dashoboard), com geração automatizada de relatórios, permitindo auditoria das ocorrências e informação valiosa, contribuindo para melhorias contínuas na segurançae eficiência das operações.

“Estou certo de que a Navalshore 2024 será um grande evento. O setor offshore é onde nossa tecnologia está mais presente, com mais de 50 embarcações e estamos entusiasmados para mostrar como podemos agregar ainda mais valor às operações”, disse Leonardo Mendes Nogueira, cofundador e diretor comercial da Altave. “A Altave vive um momento de consolidação de aplicações requeridas para aumento da segurança do setor e o evento será uma ótima oportunidade para conversarmos com o público sobre como podemos ajudar ainda mais.”

A Altave estará no estande C20 da feira com representantes posicionados para apresentar a tecnologia de ponta desenvolvida pela empresa e detalhes de seu serviço inigualável, com instalação e treinamento garantidos, além de suporte disponível 24/7 durante todo o ciclo de vida dos projetos.






© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira