No segundo dia da Navalshore, o Cluster Tecnológico Naval, representado por seu Diretor-Presidente Walter Lucas da Silva, assinou protocolos que tem como objetivo o fortalecimento de parcerias estratégicas e o desenvolvimento do setor marítimo no Brasil. Durante a tarde, foram oficializadas duas colaborações. A primeira da tarde, o Cluster assinou um Protocolo de Intenções com a Câmara de Comércio e Indústria da Coreia (KOCHAM), representada pelo seu Presidente, Kun Young Yu. Este acordo tem como propósito principal fomentar negócios e fortalecer parcerias entre empresas brasileiras e coreanas, promovendo a troca de conhecimentos e tecnologias, expansão de negócios, e cooperação em projetos de inovação e sustentabilidade.
O segundo protocolo foi assinado com a Associação Brasileira de Oceanografia (AOCEANO), representada por seu Presidente, Marcelo Sperle. Ao comentar sobre a assinatura, Marcelo Sperle afirmou: "Viemos celebrar essa parceria, um protocolo, entre a Associação Brasileira de Oceanografia e o Cluster Tecnológico Naval. O maior objetivo é, enquanto associação, dar subsídios técnicos e científicos às empresas que compõem o Cluster." Esta parceria busca explorar as sinergias entre as duas organizações, promovendo o desenvolvimento de pesquisas, inovação tecnológica, educação e capacitação no setor marítimo, além de criar um ambiente propício para networking e formação de parcerias estratégicas.
No encerramento do dia, ocorreu o lançamento do Catálogo de Cursos da Economia do Mar pelo Cluster Tecnológico Naval. Este catálogo oferece uma ampla gama de cursos especializados destinados a capacitar profissionais com as mais recentes técnicas e conhecimentos necessários para o futuro da economia