Empresa tradicionalmente familiar estará presente na maior feira da indústria naval e offshore da América Latina, ao lado das parceiras Simtech Representações e Endratech Engenharia e Equipamentos
Ancorada em um extenso portfólio de produtos e serviços para os mercados de dragagem, defesa, segurança, transporte fluvial e soluções de reboque, a Damen Shipyards, que participará da Navalshore 2022, também disponibiliza um amplo escopo de componentes para a indústria marítima.
“O fator de união desse portfólio é a ampla visão da empresa que, por sua posição de liderança em padronização e construção em uma série de embarcações, fornece soluções marítimas de última geração, a clientes de todo o mundo, para serem utilizadas com responsabilidade e eficiência, aproveitando o potencial crescimento dessa indústria”, ressaltou Robin Segaar, gerente de vendas da Damen no Brasil.
Ele vê como ótima oportunidade estar presente na edição de 2022 ao lado de suas parceiras Simtech Representações e Endratech Engenharia e Equipamentos. “Após o período de pandemia, com as possibilidades reduzidas de interação pessoal, é emocionante receber pessoalmente e compartilharmos nossa visão sobre os desdobramentos do mercado com parceiros, clientes e amigos que compõem esse setor”, reforçou Segaar.
Portfólio da empresa
No mercado brasileiro desde o início da década de 1990, a Damen Shipyards atua e fornece, predominantemente, soluções seguindo o conceito da “Cooperação Técnica Damen” (DTC). “Nossa abordagem proporciona um atendimento personalizado às necessidades do cliente brasileiro, seja um estaleiro ou uma empresa operadora. Com base na solução comprovada da Damen, um pacote de materiais e serviços que permite a construção de um estaleiro no Brasil, adotando as mais recentes tecnologias”, destacou o gerente de vendas.
Segundo ele, como a Damen Shipyards existe há muito tempo para apoiar o mercado marítimo, a companhia segue empenhada em seu ritmo de crescimento: “Nos últimos anos, temos investido em nossas parcerias dentro do país, com resultados positivos, mesmo durante os recentes períodos difíceis do mercado brasileiro. Estamos confiantes em trazer soluções sustentáveis e digitais, como ponto focal para os próximos anos”.
Segaar ainda analisou a situação macroeconômica do mundo, considerando a demanda por soluções de transportes confiáveis, que têm sido bastante impulsionadas: “Mais especificamente durante a pandemia, tornou-se evidente o quão dependentes nossas sociedades são da logística marítima e o impacto potencial dela em nossas vidas, quando há uma interrupção em algum lugar e ao longo da linha. No mercado brasileiro, isso foi ampliado com a aprovação do BR do Mar, que deve permitir maior desenvolvimento e otimização das soluções de navegação interior e de cabotagem, essenciais para o crescimento das capacidades logísticas dos países”.
De acordo com o gerente de vendas, a Damen Shipyards acredita que oceanos, mares, lagos e rios oferecem, à humanidade, uma gama crescente de possibilidades nas áreas de comércio, alimentação, energia e recreação. “Oferecemos soluções marítimas sem precedentes para isso, por meio de design, construção naval, reparo naval e serviços correlacionados, além de plataformas versáteis que conectam o mundo.”
Tecnologia comprovada
Conforme Segaar, os navios da Damen combinam tecnologia comprovada com inovação, inspirando e elevando o padrão em termos de segurança, confiabilidade, eficiência, facilidade de uso e, crucialmente, com sustentabilidade. “A situação energética desenvolvida na Europa e o efeito nos preços globais da energia permitem investimentos em novas soluções energéticas, mais sustentáveis e em escala mais ampla”, ressaltou.
Ele acredita que essa mudança na matriz energética global deva trazer boas oportunidades para o setor de construção naval brasileira e mundial: “A chave para o sucesso, nesse sentido, é fazer parcerias com fornecedores confiáveis de tecnologias e integrá-los aos projetos de embarcações. Esse papel de integração envolve o fornecimento de uma solução confiável para o mercado e é isso que a Damen Shipyards vem desempenhando, há muitos anos”.