Fornecedora global de equipamentos navais, Wärtsilä participa da Navalshore 2022

Empresa multinacional vai apresentar sua expertise em soluções voltadas para a eficiência energética e descarbonização para a indústria naval e offshore

Fornecedora global de equipamentos para embarcações e instalações offshore, a Wärtsilä vai apresentar na Navalshore sua expertise em soluções voltadas para a eficiência energética e descarbonização, por meio de tecnologias inovadoras que visam ao aumento da potência na propulsão dos navios, manuseio de líquidos e gases e otimização de viagens e frotas, entre outras.

Segundo Luis Grotz, gerente de vendas de projetos da Wärtsilä, a empresa já está trabalhando, para um curto prazo, em soluções de baterias para armazenamento de energia em instalações offshore, que continuam dentro das demandas de mercado de algumas international oil companies e de armadores. “Em médio prazo, nossos planos continuam focados em combustíveis alternativos, tanto na perspectiva de novos negócios e construções como de conversões das embarcações existentes”, informou ele.

Grotz destaca haver conversas bem avançadas com armadores e parceiros para o fornecimento de fontes alternativas ao combustível fóssil. “Queremos que nossos motores de dois e quatro tempos ‘aceitem’, com flexibilidade, os combustíveis limpos que estão  disponíveis agora e as novas fontes que vão vir no futuro. Em longo prazo, nós acreditamos que novas soluções – como as células de combustíveis combinadas com baterias – podem fazer muito sentido. E a Wärtsilä já possui estudos em andamento nesse viés.”
 
Para o gerente de vendas de projetos, o bom momento da empresa segue a atual conjuntura da indústria naval no mundo e também no Brasil: “Verificamos um reaquecimento no âmbito local com novos projetos, sobretudo, para a navegação interior e ATBs (tipo de embarcação que também pode transportar contêineres)”.

Tendências do mercado

Seguindo sua visão de negócios, ele disse que há, no momento, uma inclinação dos armadores hidroviários em utilizar supercomboios para o transporte de commodities. “E a Wärtsilä possui esse pioneirismo, além de um grande ‘market share’ em motores quatro tempos para a navegação hidroviária. Um ponto importante a destacar é que esses armadores também estão buscando equipamentos mais eficientes. Por isso, temos projetos de remotorização com conversas já bem avançadas”, adiantou Grotz.

De modo amplo, ele acredita que o mercado naval e de offshore já despertaram o interesse quanto ao uso de motores que possam contribuir para gerar combustíveis “fuel saving”, reduzindo as emissões de gases e efeito estufa (GEE) e apresentando um menor gasto de manutenção. “No âmbito mundial, vemos um retorno generalizado da indústria de cruzeiros e isso tem gerado um impacto positivo em nossos resultados no período pós-covid”, contou.
 
Destaque na feira

Ele ainda citou que dentre as soluções da Wärtsilä que vão ser apresentadas nos três dias da Navalshore estão os sistemas de descarbonização e eficiência energética, como o “Energy Saving Devices” para propulsão e casco de navios; sistemas de propulsão híbrida com uso de baterias; motores de quatro tempos “dual fuel”; sistemas de propulsão; combustíveis do futuro; e modalidades de contrato de serviços, que contribuem para a extensão dos planos de manutenção com sensoriamento remoto dos equipamentos da multinacional.

“Nossa expectativa está bem alta, ainda mais agora que vamos poder ver, novamente e pessoalmente, nossos clientes e parceiros na feira que acreditamos ser a mais importante para o mercado naval na América do Sul. Com toda certeza, nós vamos utilizar os dias da feira para dar continuidade a conversas para negócios em andamento e, claro, aproveitar para abrir novas possibilidades que vão poder ser concretizadas no futuro”, comentou Grotz.


© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira