Odin, DLC, Yanmar e Mitsubishi são algumas das empresas que apresentarão inovações no evento, que acontece de 20 a 22 de agosto, no Rio de Janeiro
A edição deste ano da Navalshore, que acontece na próxima semana, contará com as empresas de motores Odin, Yanmar, Mitsubishi e DLC — entre outras fabricantes e distribuidores do segmento, que marcarão presença com o objetivo de apresentar seus produtos e serviços, fortalecer suas marcas, estabelecer parcerias e explorar novas oportunidades de negócios.
A Yanmar apresentará na feira suas soluções em motores e tecnologias híbridas, enquanto a Mitsubishi evidenciará seu avanço na região Sudeste com foco em óleo e gás e energia eólica offshore.
A distribuidora da Volvo Penta, Odin, vai participar da feira pela terceira e pretende apresentar novas tecnologias, como um gerador com rotação variável de 100Kva, lançado mundialmente. "Essa feira para nós é um momento que temos para encontrar nossos clientes e amigos, desenvolver novas parcerias, e fortalecer a nossa marca," comentou a empresa.
A DLC, que representa marcas como MOTCOM, Perkins, Bosch e Parker, acredita que o mercado vive um momento de recuperação e que a feira é uma excelente plataforma para apresentar novas tecnologias que visam reduzir as emissões de carbono e ampliar a confiabilidade das operações. Atualmente, cerca de 90% dos negócios da DLC estão concentrados no setor naval e offshore, e a empresa planeja trazer novas tecnologias para otimizar as operações de seus parceiros.
A empresa japonesa Yanmar tem como objetivo estreitar relações com armadores e estaleiros e conquistar novas oportunidades. A empresa focará na apresentação de sua linha de motores de média rotação e dos novos modelos EY18 e EY22, desenvolvidos para o uso de metanol, com produção prevista para 2026. "A expectativa é de estreitarmos ainda mais o relacionamento com armadores e estaleiros nos projetos que já estão em andamento e também de conquistarmos novas oportunidades de negócios," afirmaram os representantes da organização.
De acordo com as empresas Odin e Yanmar, o cenário atual está aquecido, com novos contratos e construções em vista, favorecendo a venda de novos motores, especialmente com a obrigatoriedade de conteúdo local e tecnologias híbridas. A Odin já nota a recuperação da indústria naval, especialmente no offshore, cabotagem e navegação interior, e tem participado de novos projetos nesses segmentos.
Similarmente, a Yanmar investe continuamente no desenvolvimento de pessoas e na melhoria de processos, além de aumentar o estoque local de peças de reposição. Recentemente, a Yanmar firmou uma parceria com a Hitachi Zosen Corporation e Mitsui O.S.K. Lines Ltda para desenvolver tecnologias que reduzem o deslizamento de metano em navios movidos a GNL.
A Mitsubishi Marine, em parceria com o distribuidor oficial Tambaú Motores, promoverá várias opções de motores mecânicos de média e alta velocidade, destacando o Mitsubishi S16R2-T2MPTK2 de 2.809hp. A empresa espera explorar novas parcerias e oportunidades de negócios durante o evento, reforçando seu compromisso com o setor offshore brasileiro e a navegação fluvial na região norte do país. "Promover nossas soluções em um ponto de encontro como a Navalshore é sempre bastante positivo e estratégico para a Mitsubishi Marine".