Indústria marítima se reúne em agosto no Rio de Janeiro

Navalshore 2023 reúne principais players do setor naval e offshore, que trazem novidades em tecnologia, equipamentos e serviços

Sustentabilidade e meio ambiente estão entre os principais focos de investimento da produção naval

Falta pouco menos de um mês para começar o principal encontro com os stakeholders que compõem a indústria marítima brasileira e internacional na maior feira e conferência do setor na América Latina. A 17ª edição da Navalshore acontece de 22 a 24 de agosto, no Expomag - Rio de Janeiro. A reunirá armadores, estaleiros, fabricantes e fornecedores do mercado para fomentar negócios e o debate sobre a retomada do setor naval e offshore.

Entre as mais de 90 empresas expositoras da cadeia da indústria naval e offshore que participam da Navalshore, estão companhias do porte da Wartsila, Rolls Royce, Akzonobel, Kongsberg, Cummins, Mitsubishi Marine, Yanmar, Sotreq, entre outras. Entre os estaleiros expositores estão Atlântico Sul, Rio Maguari, Belov, Mauá e estaleiro São Miguel, que levam ao pavilhão soluções em novas tecnologias, equipamentos e serviços para o desenvolvimento da produção naval, considerando as mudanças que o setor de transporte marítimo vem enfrentando, com a iminência dos prazos definidos para as adaptações em prol da redução da emissão de gases de efeito estufa e da minimização do impacto ambiental.

Motores de propulsão

É o caso da Mitsubishi Marine, que leva para o evento motores de propulsão de 6 cilindros em linha de 14,6 litros e 429 hp, até soluções V-16 de 79.9 litros e 2.526 hp, adequados às demandas do mercado de navegação marítima.

Os motores mecânicos da marca atendem às regulamentações de emissões da EPA (Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos) e da IMO (Organização Marítima Internacional). “O mercado brasileiro naval é potencial para os nossos negócios, com infraestrutura consolidada e alta produtividade no óleo e gás, na área portuária e na energia eólica offshore, uma vez que a nossa indústria também demanda por transição energética”, afirma o líder da divisão marítima da Mitsubishi para as Américas, Rodrigo Teixeira.

A Yanmar, também presente entre os expositores da 17ª Navalshore, vai mostrar motores dedicados às embarcações de trabalho, como o modelo 6HYM-WET com reversor YXH-160, que possui 368kW (500mhp) a 515kW (700mhp) de potência, 13.73L de volume de cilindros, além de turbocompressor e injeção mecânica. O modelo é ideal para embarcações de pequeno porte e também é usado para pequenos empurradores, barcos de pesca e ferryboats.

“Participar de uma feira como a Navalshore é de extrema importância para a Yanmar, para estreitar o relacionamento com os clientes. São em momentos como este que temos esta oportunidade de mostrar, de perto, as vantagens e benefícios dos nossos produtos”, afirmou o supervisor de vendas de motores marítimos da Yanmar South America, Igor Cabral.

Tecnologia de mãos dadas com o meio ambiente

Uma novidade que será apresentada na Navalshore 2023 pela empresa norueguesa Kongsberg Maritime são as soluções integradas de sistemas elétricos, e sistema de instrumentação e monitoramento da eficiência de propulsão para embarcações mercantes e offshore. A mesma oferece uma gama vasta de equipamento de ponte de comando, equipamentos de convés, automação até a propulsão principal. A empresa mostrará também os recentes lançamentos em thrusters movidos com motores de ímãs permanentes e eletrificação feita por baterias. “A Kongsberg Maritime é pioneira em tecnologia, permitindo um futuro mais sustentável para os oceanos. As tecnologias integradas de emissão zero avançam à indústria marítima”, comenta o global sales & marketing da Kongsberg Maritime, Marcelo Gouvea.

Outra empresa que participa da Navalshore é a TideWise. A empresa marcou sua entrada no segmento de defesa com o USV Suppressor (modelo de embarcação não tripulada), projeto desenvolvido em parceria com a Emgepron (Empresa Gerencial de Projetos Navais) da Marinha do Brasil, que consiste em uma embarcação autônoma multimissão, projetada para executar serviços de vigilância e monitoramento das águas brasileiras, além da neutralização de minas marítimas e identificação submarina. “O USV Suppressor marca a entrada da TideWise no segmento de defesa offshore. Essa é uma grande oportunidade para desenvolvermos mais uma vez uma tecnologia pioneira no Brasil que irá mudar a perspectiva de atuação da indústria marítima. Essa solução irá reduzir a exposição humana a riscos e permitirá um aumento na eficiência e na otimização da área de atuação por operação.”, explica o cofundador e CEO da TideWise, Rafael Coelho.

A empresa tem, ainda, outro projeto em andamento, desta vez em parceria com a Repsol Sinopec Brasil. O USIS (em português, sistema não tripulado para inspeção submarina) deve integrar um robô submarino (ROV) a uma embarcação não tripulada (USV), com o objetivo de inspecionar cabos de amarração, dutos de fluxo de óleo, cascos de FPSO, estruturas submersas de fazendas eólicas offshore e shore approach de dutos, ou cabos submarinos.

Estaleiro São Miguel estreia na Navalshore

Estreando na Navalshore 2023, o Estaleiro São Miguel, responsável pela construção da 1º embarcação OSRV (Oil Spill Response Vessel) - dedicada a derramamentos de óleo offshore (em alto mar) no Brasil, participa do evento para estreitar relações com a indústria.

Fundada em 1978, a empresa faz parte do Grupo Bravante, conglomerado 100% brasileiro com mais de 50 anos, que oferece serviços para a indústria de óleo e gás, atuando nas áreas de apoio marítimo, apoio portuário, construção e reparo naval, além de proteção ambiental. Nos últimos 10 anos foram entregues: oito OSRVS, duas PSVS 4500 (Platform Supply Vessels), dois Salineiros, dois Batelões e quatro Rebocadores.

Expectativa de público

Segundo os organizadores, a expectativa de público visitante para os três dias de evento é de 10 mil profissionais do setor. Além da feira, a Navalshore 2023 prepara a Conferência que debaterá com renomados do setor sobre os caminhos para o fortalecimento da indústria naval e offshore, e a transição energética na indústria marítima. Todo o conteúdo e a programação pode ser conferida pelo site do evento.

Serviço
17ª edição da Navalshore - Feira e Conferência da Indústria Marítima
Quando: 22 a 24 de agosto de 2023.
Onde: Expomag - Rua Beatriz Larragoiti Lucas, s/n - Cidade Nova, Rio de Janeiro/RJ.
Horário: das 13h às 20h.
Para o credenciamento de visitantes, clique aqui

Sobre o evento e a Organizadora

A Navalshore é realizada desde 2004 no Rio de Janeiro. Um público total superior a 137 mil pessoas já passou pela feira, reunindo profissionais, empresários e representantes do poder público. Paralelamente à feira, a cada edição são promovidos cursos, workshops e conferências, tendo sido realizados mais de 450 destes eventos. A mais importante feira do setor na América do Sul é ponto de encontro obrigatório para empresas e profissionais que atuam no setor.

A Navalshore Organização de Eventos - A Navalshore Organização de Eventos, em 16 edições, é responsável pela exibição de mais de 3.400 marcas de fornecedores de produtos e serviços para a indústria naval do mundo inteiro, promovendo negócios e desenvolvendo parcerias. Tem como principal parceira a revista Portos e Navios.


© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira