Jotun Brasil lança tecnologias disruptivas para cascos de navios na Navalshore

A empresa, além das soluções de tintas e revestimentos que visam melhorar o desempenho dos cascos das embarcações, comandou uma palestra técnica sobre novas regulamentações relacionadas à eficiência energética e descarbonização

Um das principais fabricantes de tintas e revestimentos do mundo para o setor marítimo, a Jotun apresentou suas soluções e serviços para proteção anticorrosiva e melhor desempenho do casco de navios e outras embarcações, a partir do lançamento de novas tecnologias disruptivas apresentadas durante a Navalshore 2022.

Segundo Fabiano Aguiar, diretor de vendas e TSS da Jotun Brasil, a Navalshore superou todas as suas expectativas, principalmente porque foi possível reencontrar antigos clientes e outros novos, que se tornaram parceiros durante a pandemia e que só eram conhecidos virtualmente, além de prospectar futuros negócios.

“Depois de um período sem a realização do evento, tivemos uma grande oportunidade de rever nossos clientes, estabelecer novas conexões e ter acesso às novidades do mercado. Nosso intuito foi estreitar possíveis parcerias com os principais players do mercado local, para um correto monitoramento da performance das embarcações”, disse Aguiar.

Em relação ao mercado da indústria naval no mundo, ele vê o futuro com bons olhos e isso ficou ainda mais notório durante os três dias da feira: “Embora o surto de Covid-19 continue trazendo desafios, o impacto negativo geral da pandemia está diminuindo, a partir da redução das restrições, o que tem levado a atividade comercial a se recuperar gradualmente. O mercado de novas obras está melhorando, principalmente para navios porta-contêineres. Por isso, espera-se que a atividade volte aos níveis pré-pandêmicos”.

Sobre o mercado de docagens, ele avaliou que as altas taxas de frete impulsionaram os ganhos das empresas de navegação, especialmente no mercado de contêineres, proporcionando maior atividade em 2022. “Nossa previsão de mercado para o próximo ano é promissora”, resumiu ele, acrescentando que a indústria naval do país “carece de investimentos e definições relacionadas à BR do Mar”.

Durante a Navalshore, a Jotun Brasil demonstrou sua expertise com o mercado local sobre as regulamentações de “Energy Efficiency Existing Ship Index” (EEXI) e “Carbon Intensity Indicator” (CII).

“Nessa edição da Navalshore, nós trouxemos uma abordagem sobre como os produtos e soluções da Jotun Brasil podem contribuir para um desempenho otimizado do casco, com um casco limpo, reduzindo o arrasto das embarcações, evitando custos extras de consumo de combustível e mitigando a emissão de gás carbônico (CO2) na atmosfera”, pontuou o gerente comercial.

Ele reforçou que, alinhado a esses direcionamentos, o gestor de suporte técnico da Jotun Brasil, Guilherme Prata, realizou uma palestra técnica sobre essas regulamentações, além de ter mostrado boas soluções de desempenho de casco, que estão cada vez mais em foco no mercado marítimo.

“Nosso empresa apresentou a combinação de soluções inovadoras de monitoramento do casco à utilização de Big Data e sistemas de revestimentos anti-incrustantes de alto desempenho, que podem contribuir bastante para a eficiência das embarcações”, acrescentou Aguiar.


© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira