Macnor Marine levou inovações para armadores e operadores ou à Navalshore

Empresa que representa grupo de fornecedores europeus, principalmente noruegueses, apresentou soluções que vão da competência em design de navios e fornecimento de equipamentos ao “lifecycle service maintenance”

Companhia fundada no Rio de Janeiro em 2002, em conjunto com um grupo de fornecedores noruegueses de equipamentos para o mercado marítimo e offshore, a Macnor Marine apresentou suas inovações durante a 16ª edição da Navalshore, como foi o caso do holofote Tranberg – um sistema de iluminação externa com lâmpada halogena, que faz parte do portfólio de soluções, como: luzes de navegação, holofotes, holofotes de busca, luzes de convés, luzes de obstrução, luzes de heliponto, entre outros.

A Macnor Marine expôs suas tecnologias que envolvem a competência em design de navios, fornecimento de equipamentos e “lifecycle service maintenance”, além de produtos que são divididos em propulsão, equipamentos de convés, sistemas de bombeamento e fluxo, acomodações e componentes externos e helideques.

“Nosso foco é a qualidade da solução que entregamos. Prova disso é o nosso portfólio de marcas exclusivas europeias, sendo a maioria norueguesa, que consideramos um país a um passo à frente do restante do mundo no quesito qualidade de desenvolvimento dos equipamentos, sistemas e soluções”, comentou Pedro Guimarães, diretor de Novos Negócios da Macnor Marine. 

Nos últimos dez anos, ele disse que o negócio teve de passar por uma readaptação, seguindo as mudanças de mercado como um todo. “Nós focávamos bastante em fornecer equipamentos para os navios em construção. Logo nos primeiros sinais de desaceleração das construções no Brasil, investimos prioritariamente em serviços, tanto em estrutura física – hoje, temos três bases – quanto em pessoal. Atualmente temos 42 funcionários, sendo metade dedicada ao setor de serviços. Há dois anos, também temos alavancado nossos investimentos na Divisão Offshore/Oil&Gas”, informou Guimarães.

Avanços do mercado

Segundo o diretor, tudo isso foi estrategicamente implementado, para acompanhar os avanços do mercado em que a Macnor Marine atua: “Pensando de forma macro, hoje o Brasil tem um dos melhores cenários de offshore do mundo, no que diz respeito à projeção de médio e longo prazo. Com a chegada de 15 novos FPSOs (Unidades Flutuantes de Produção, Armazenamento e Transferência) previstos até 2026, partimos de uma demanda de 45 navios para atuar nas novas áreas”.

De acordo com ele, considerando que os armadores de supply de maior frota já estão próximos do limite de tonelagem, considerando a idade média da frota atual que ultrapassa 400 navios, “temos a convicção de que uma nova fase de construção de navios no Brasil – hoje, parada – está mais próxima do que há um ou dois anos”.

O diretor de Novos Negócios da Macnor Marine também avaliou a indústria naval internacional: “Estivemos presentes na última OTC (‘Offshore Technology Conference’) em Houston, nos Estados Unidos, e durante a Norshipping na Noruega. Fizemos visitas e reuniões com nossos representados na Europa e o que vemos é que a indústria naval global, praticamente, já voltou à normalidade, porém, com uma demanda mais diversificada comparada às fases anteriores”.

Durante a Navalshore, a Macnor Marine contou com a presença de representantes de oito das empresas norueguesas que a companhia representa: “Apresentamos nossas marcas e equipamentos, focando um pouco mais nas oportunidades de negócios referentes às conversões, modernização e upgrades de navios existentes. Também detalhamos o crescimento e o aumento do portfólio da nossa divisão e da estrutura de serviços”, disse Guimarães, informando a venda do novo holofote de “Inserção de LED 26x0” da Stahl Tranberg, durante a feira.


© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira