Fabricante, com base na região da Sicília, será fornecedora exclusiva da empresa brasileira. Parceiras destacam bom momento e oportunidades, especialmente no setor offshore
A Macnor Marine assinou parceria com a Melcal, especializada em guindastes e guinchos para o setor marítimo e offshore, cuja base fica na região da Sicília, no sul da Itália. A empresa italiana será fornecedora exclusiva da brasileira. O contrato de representação foi assinado durante a 19ª Navalshore — Feira e Conferência da Indústria Marítima, realizada na semana passada, no Rio de Janeiro (RJ).
"Depois de um período em que ficamos sem um fornecedor desse tipo de equipamento, fizemos uma pesquisa profunda de mercado, encontramos eles, conhecemos e assinamos contrato de representação exclusiva no Brasil", disse à Portos e Navios o diretor da Macnor, Pedro Guimarães. Ele destacou que a Melcal faz 100% dos equipamentos na Itália.
Guimarães contou que, em breve, a Macnor enviará engenheiros para treinamento na Itália para que esses profissionais sejam capacitados e certificados para prestar serviços no Brasil, desde a parte de instalação e comissionamento, até o pós-venda e reparos. "Com esses engenheiros treinados, conseguimos fazer qualquer tipo de serviço no Brasil, inclusive a parte de reparo no nosso workshop em Niterói (RJ)", acrescentou.
A empresa italiana é especializada em gindastes para setor marítimo e offshore. O especialista em desenvolvimento de negócios da Melcal, Francesco Benatti, disse à reportagem que a Melcal desenvolve e fabrica soluções para operações de movimentação e elevação, com equipamentos sob medida para operações eficientes. Além do setor de petróleo e gás, a Melcal fornece guindastes para navios militares.
Benatti disse que existe um grande mercado na Europa, em países na França, Turquia, Espanha, Noruega. Outro nicho forte está na Finlândia, com fornecimento de equipamentos para navios quebra-gelo. Fora do velho continente, a empresa tem no radar mercados de países como Austrália, Estados Unidos e Canadá.
A Macnor enxerga essa parceria como uma oportunidade estratégica frente ao momento da indústria naval brasileira. A avaliação é que a nova parceira surge como uma alternativa sólida e de qualidade para armadores e estaleiros em projetos como os das novas construções da Petrobras e da Transpetro. A empresa brasileira também informou que mira o mercado de retrofit, com destaque para os RSVs (ROV Support Vessels), como um campo promissor para aplicação das soluções da fabricante italiana.
A Macnor é o primeiro parceiro da Melcal no Brasil. Benatti acredita que a Melcal encontrou um parceiro adequado e estratégico em termos de serviços e tempo de atendimento, considerando a longa distância da Itália para o Brasil. Ele afirmou que é possível ampliar essa parceria nos próximos anos e que a empresa busca parcerias de longo prazo.
"A Melcal está olhando para offshore, O&G — talvez eólica — setor de energia, rebocadores e workboats. Temos uma ampla gama de produtos para tugboats e workboats. Mas aqui estamos olhando especialmente setor offshore porque acreditamos que está tendo um boom agora, neste ano e nos próximos anos", afirmou Benatti.